SSDs – Samsung também se anda a portar mal!

SSDs – Samsung também se anda a portar mal! – Como deve saber, nos últimos tempos, muitas têm sido as fabricantes a serem apanhadas com a mão na massa… O que é a massa nesta história? Bem, estamos a falar de empresas focadas no armazenamento, que por várias razões, decidiram trocar alguns componentes chaves das suas drives SSD, o que na grande maioria das vezes, resulta numa queda de performance.

Qual é o problema? É muito simples, apesar do uso de componentes mais fracos e mais baratos, o preço da drive continua a ser exatamente o mesmo, e claro, as fabricantes optam por não mudar as especificações oficiais do produto. Ou seja, temos muitos consumidores a comprar “gato por lebre”.

Qual é a novidade no meio disto tudo? Pois bem, parece que a força dominadora deste mercado, a Samsung, também andou a fazer das suas…

A Samsung também anda a mexer nos SSDs sem dizer a ninguém!

Portanto, como dissemos em cima, nos últimos tempos, muitas têm sido as fabricantes a serem apanhadas na troca de componentes nas suas drives de armazenamento SSD. Onde temos de salientar a ADATA, Patriot, Western Digital, e ao que parece, também a Samsung! Nomeadamente, na mais recente remessa de SSDs 970 Evo enviados para as lojas.

Afinal de contas, segundo a ComputerBase, pelo menos na sua versão de 1TB, temos mesmo diferenças significativas na performance do SSD. O que pelos vistos se deve à troca do controlador, que antigamente era um Phoenix (S4LR020), e chips NAND Flash (96-layer 3D TLC NAND). É que no novo Evo Plus de 1TB, temos um controlador Elpis (S4LV003) e pelos vistos chips de memória com menos densidade.

Qual é a diferença de performance?

Curiosamente, enquanto a cache de 40GB consegue dar resposta, a performance até aumentou. Ou seja, o novo SSD é mais rápido em workloads até 115GB. O problema é depois… É que enquanto a antiga drive era capaz de manter a performance de escrita nos 1500 MB/s, a nova drive fica pelos 800 MB/s. Uma queda para METADE.

Mudanças de componentes em revisões de hardware são comuns no mundo da tecnologia. No entanto, quando existe um impacto na performance, seja ele positivo ou negativo, os consumidores e reviewers têm de saber! O mercado tem de saber… Em suma, para isto não existe desculpa.

 

 

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!