SSD: Temos drives PCIe 5.0 a chegar. Mas calma!

Os SSDs PCIe 4.0 não chegaram às prateleiras assim há tanto tempo, mas, ao que tudo indica, está na hora de dar um outro salto qualitativo no mundo do armazenamento, com a chegada dos primeiros SSDs PCIe 5.0. Mas também é preciso ter muita calma! Visto que à semelhança daquilo que aconteceu com a memória RAM DDR5, os primeiros SSDs de nova geração vão ser extremamente caros, e na verdade, a diferença de performance não vai ser nada por aí além.

SSD: Temos drives PCIe 5.0 a chegar. Mas calma!

Samsung, 990 Pro

Portanto, a próxima geração de armazenamento está a chegar ao mercado para os nossos computadores desktop e portáteis. Está mesmo muito perto, com grandes fabricantes como a Corsair, Gigabyte, e MSI, prontas a lançarem as suas primeiras drives, com uma performance máxima de 10,000MB/s.

No entanto, é preciso ter a noção que o padrão PCIe 5.0 tem muito mais para oferecer que estes níveis de performance, com um teto máximo de mais ou menos 14,000MB/s (o dobro do PCIe 4.0). Ou seja, a nova geração vai ser cara, e como já deve ter percebido, ainda tem muito que evoluir ao longo dos próximos anos.

Sendo exatamente por isso que o lançamento dos primeiros SSD PCIe 5.0 representa uma excelente altura para comprar um SSD PCIe 4.0, de qualidade inegável, a um preço mais amigo da carteira. Ao fim ao cabo, os preços dos chips NAND estão a baixar de uma forma incrível! Assim, com a chegada da nova geração, vamos ver muitas fabricantes e lojas a tentar despachar o atual stock de drives SSD PCIe 4.0! Por sua vez baseados em chips NAND mais antigos, e por isso, agora muito mais baratos.

- Advertisement -

Em suma, ainda não é a altura indicada para saltar para o PCIe 5.0… Mas é uma altura extremamente interessante para atualizar, ou melhorar, a capacidade de armazenamento dos seus computadores. (SSDs PCIe 3.0 e 4.0 devem baixar de preço à volta dos 20~30% nos próximos meses!)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Anda à procura de um bom SSD? Está na altura de aguardar e esperar pelas quedas de preço.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.