Outlook: escolher POP ou IMAP na configuração do email?

Quando configuramos o Outlook podemos optar por duas coisas diferentes. POP ou IMAP. No entanto, isto nem sempre é uma decisão fácil. Se não tem a certeza do que estes termos representam e como cada um deles afeta a sua conta de e-mail, não se preocupe. Vamos explicar as diferenças na configuração do e-mail no Outlook e qual a melhor opção de acordo com as diferentes necessidades, nomeadamente POP ou IMAP.

Outlook: escolher POP ou IMAP na configuração do email?

O POP e o IMAP são protocolos utilizados para recuperar e-mails de um servidor para que possa ler as mensagens no seu dispositivo. São usados na sua aplicação de e-mail quer seja o Thunderbird, Outlook, Apple Mail, ou outros semelhantes.

POP significa Post Office Protocol, e é o protocolo mais antigo. Foi criado em 1984 como forma de transferir e-mails a partir de um servidor remoto. Seguiram-se duas revisões que acrescentaram algumas melhorias, chamadas POP2 e POP3, nos últimos anos. POP3  é a versão atual do protocolo, embora seja referida como POP. Também já se falou do POP4 mas acabou por ficar na gaveta.

configurar o e-mail POP ou IMAP, Outlook configuração pop imap

O IMAP, ou Internet Message Access Protocol, foi desenvolvido em 1986. Em vez de simplesmente recuperar e-mails, foi criado para permitir o acesso remoto a e-mails armazenados num servidor remoto. A versão atual é o IMAP4. No entanto referimo-nos apenas como IMAP.

A principal diferença é que o POP descarrega e-mails do servidor para um armazenamento local permanente, enquanto o IMAP os deixa no servidor e faz uma espécie de cache local. Desta forma, o IMAP é efetivamente uma forma de armazenamento na cloud.

As diferenças no funcionamento

Como funciona o POP

Ao utilizar o POP, o cliente de e-mail liga-se primeiro ao servidor de e-mail. Uma vez ligado com sucesso, agarra em todo o correio que está no servidor. Em seguida, armazena este e-mail localmente no seu dispositivo para que possa aceder a tudo com rapidez.

configurar o e-mail POP ou IMAP, Outlook configuração pop imap

Depois umas configurações permitem que apesar de descarregado as mensagens continuem no servidor. Noutros casos assim que vão para o computador ou para o smartphone deixam de lá estar.

Como funciona o IMAP

O IMAP funciona de forma um pouco diferente do POP. Depois de se ligar ao servidor de e-mail, ele recolhe qualquer conteúdo que tenha solicitado, como todo o novo e-mail ou o conteúdo de uma mensagem específica. Isto fica em cache local, para que possa trabalhar no seu dispositivo.

configurar o e-mail POP ou IMAP

O IMAP é um pouco mais complexo do que o POP, mas o maior aspeto a lembrar é que todas as mudanças com o IMAP acontecem no servidor. Não está a descarregar cópias locais de todas as suas mensagens. Está a usar o cliente de e-mail para gerir as mensagens armazenadas no servidor. As únicas informações armazenadas no seu dispositivo (a não ser que descarregue explicitamente) são cópias em cache para obter mais velocidade.

Vantagens e desvantagens do POP e IMAP

Vantagens e desvantagens do POP

O POP surgiu em tempos mais simples, quando só precisávamos de aceder ao e-mail a partir de um dispositivo. Nessa altura, o acesso constante à internet também não era comum, por isso o POP fazia sentido para ligações temporárias. Ou seja ligávamos à Internet para descarregar mensagens e depois terminávamos a ligação para não gastarmos muitos dados.

As vantagens principais são que o o correio é armazenado localmente, por isso está sempre acessível mesmo sem ligação à internet. Se quiser, é possível consolidar várias contas de e-mail e servidores numa única caixa de entrada.

A questão é que isto pode ocupar muito espaço no disco. Eu tenho cerca de 20GB em e-mails. Já imaginaram o que seria descarregar tudo por POP?

Vantagens e desvantagens do IMAP

Como mencionado anteriormente, o IMAP chegou para permitir o acesso remoto a e-mails armazenados num servidor remoto. A ideia é permitir que vários clientes utilizem a mesma caixa de entrada. Isto faz sentido porque vemos os e-mails em todo o lado. Tanto no computador, como no smartphone ou tablet. Entretanto todas as alterações que fizer são imediatamente sincronizadas no servidor, pelo que não tem de se preocupar com caixas de entrada duplicadas.

configurar o e-mail POP ou IMAP

A desvantagem é mesmo que precisamos uma ligação à Internet para a maioria das coisas. Ainda assim podemos trabalhar offline e tudo será sincronizado quando voltarmos a estar ativos.

Qual devo utilizar?

A questão sobre qual protocolo escolher, POP ou IMAP quando configurar o e-mail até é de resposta relativamente simples.

De uma forma geral recomendamos o IMAP. Isto porque hoje em dia normalmente acedemos ao e-mail em mais do que um dispositivo.

Seja como for deve escolher POP se acede ao seu e-mail a partir de um único dispositivo, não tem uma boa ligação à Internet e tem um armazenamento limitado no seu servidor.

Escolha IMAP para aceder ao email a partir de vários dispositivos, se tem uma ligação à Internet fiável e constante, e o espaço de armazenamento local mais limitado.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados