A PlayStation 5, apesar dos seus problemas de produção, com as linhas a serem ainda incapazes de dar resposta à procura, muito por culpa da crise mundial, mas também derivado ao facto de a AMD ter todos os seus ovos no processo de 7nm da TSMC… A verdade é que está a ser um gigantesco sucesso comercial para a Sony.
No entanto, caso já não se lembre, desde muito cedo, a gigante Japonesa começou a irritar os jogadores com algumas decisões relacionadas com a nova geração de consolas.
Ainda se lembra? Tudo começou antes do lançamento da consola, e pelos vistos, a sua estratégia continua a criar alguma acidez.
Sony voltou a irritar os jogadores… Gigante está a perder o tato?
Portanto, antes da PS5 chegar ao mercado, a Sony fez logo um ‘push’ para aumentar o preço dos jogos de nova geração em 10€. Algo que os jogadores não acharam muita piada, visto que, pelo menos em Portugal, comprar um jogo no seu lançamento, é cada vez mais um luxo.
Pois bem, além disto, a Sony está agora a eliminar os upgrades gratuitos dos jogos cross-gen. Ou seja, a gigante Japonesa quer retirar os pacotes de atualização ‘next-gen’, que têm sido habitualmente de ‘borla’, nos jogos lançados tanto para a PS4 como para a PS5. Um excelente exemplo disto mesmo é o novo Horizon Forbidden West, que de forma simplesmente incrível, ia obrigar o jogador a comprar um dos “pacotes” mais caros, se por ventura este quisesse as duas versões do jogo (PS4 e PS5).
Horizon Forbidden West não ia mesmo ter atualização gratuita para a PS5. Mas a Sony decidiu voltar atrás, depois de a comunidade ter ficado chocada com a falta de bom senso da empresa.
Aliás, a Sony nem sequer quer queria permitir que os jogadores comprassem um pacote de atualização. Ou seja, se por ventura quisesse as duas versões, tinha mesmo de, pelo menos, comprar a versão Deluxe. (Edição de colecionador e edição Regalla também permitiam acesso às duas versões, mas são mais caras.)
Curiosamente, esta seria a terceira vez que a Sony bateria o pé à ligação entre a PS4 e a PS5. Visto que temos o exemplo do aumento de preço em jogos como Demon’s Souls, Ratchet and Clank, e ainda returnal. Posteriormente, tivemos o lançamento da Director’s Cut de Ghost of Tsushima, que por sua vez pedia um preço muito pouco apelativo, para os donos de uma PS5 e versão PS4 do jogo, para ter acesso ao pacote ‘Next-Gen’.
Por fim, tivemos agora Horizon Forbidden West, com um ‘take’ ainda mais agressivo, o que claro está, irritou ainda mais os jogadores. A irritação foi tanta, que a Sony teve de voltar atrás, ao oferecer a atualização do update ‘next-gen’ aos jogadores que comprarem a versão PS4 do jogo.
Entretanto, a Microsoft tem uma estratégia muito mais amiga do jogador! O que acaba por chamar a atenção dos jogadores que têm optado pelo Universo Sony PlayStation, e claro, tem levado a algumas críticas.
No mundo gaming da Microsoft, comprar um jogo implica imediatamente ter todas as suas versões, para todas as consolas, e por vezes, até para o PC. Com o mesmo save partilhado em todas as versões. É simples, é bom, e resulta mesmo muito bem para os fãs do ecossistema.
Entretanto, a Sony parece estar a tirar alguma inspiração à ganância da EA, o que pode resultar durante algum tempo, e até trazer alguns euros ‘extra’. Mas, a médio/longo prazo, pode ser uma decisão com consequências realmente muito pesadas.