Placas Gráficas: Menos stock, e por isso, preços mais altos

Como já dissemos há alguns dias atrás, é muito provável que o mundo das placas gráficas volte a encarecer, depois de algumas semanas/meses de queda nos preços.

Na altura dissemos que a causa estava na valorização de algumas criptomoedas, como é o exemplo do Ethereum, o que claro, aumentou a procura. Mas a coisa é um bocadinho mais complexa. É que nesta altura do campeonato, em vez de verificar-mos uma melhoria nas linhas de produção, as gigantes das placas gráficas estão com ainda mais dificuldades, o que resultou numa queda de stock de vários modelos, especialmente nas gamas baixas e médias.

Placas Gráficas: Menos stock, e por isso, preços mais altos

RTX 30, NVIDIA

Portanto, segundo o MyDrivers, na China, as placas gráficas já aumentaram significativamente de preço! Estamos a falar de 12€ nas placas gráficas mais populares de gama baixa como a GTX 1050 Ti, ou pasme-se, um aumento de 85€ na RTX 3070 Ti da ASUS.

Pois bem, como dissemos em cima, tudo se deve a vários fenómenos recentes, como a valorização das criptomoedas, como também uma baixa na produção. Especialmente em modelos populares como a RTX 3060, RTX 3060 Ti e RTX 3070. Infelizmente, estamos a falar de uma queda na produção à volta dos 50%.

Curiosamente, parece ser uma tendência que está a afetar mais a NVIDIA que a AMD.

Em suma, são flutuações de preços que já chegaram ao mercado Asiático, e brevemente vão também começar a afetar os preços no continente europeu. Por isso, se estava em pulgas para comprar uma placa gráfica nas campanhas de regresso às aulas, Black Friday ou Natal… A coisa parece estar a ficar negra… Outra vez!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Desiludido com o mundo da produção de componentes? A coisa não está mesmo nada fácil para quem quer comprar um PC novo, ou apenas quer atualizar a sua máquina de gaming ou de trabalho. Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!