Quando está num carro ou nos transportes públicos escolhe um lugar para evitar estar ao sol ou prefere a parte com sol? Se escolher normalmente a segunda opção pode definitivamente sentir o calor do sol. Mas que mais acontece quando apanha sol através da janela?
Qual é a diferença entre UVA e UVB?
Do total de radiação UV que atinge a Terra, cerca de 95% é UVA e 5% é UVB. A UVB atinge apenas as camadas superiores da nossa pele, mas é a principal causa de queimaduras solares, cataratas e cancro da pele. A UVA penetra mais profundamente na nossa pele e causa danos celulares que conduzem ao cancro da pele.
O vidro da janela bloqueia as radiações UVA e UVB de forma diferente
Todos os vidros utilizados nas janelas de casas, escritórios e automóveis bloqueiam completamente a passagem dos raios UVB.
Mas apenas o vidro laminado pode bloquear completamente os raios UVA. Os UVA podem passar através de outros vidros utilizados em janelas de automóveis, casas e escritórios e causar danos na pele, aumentando o risco de cancro.
O para-brisas dianteiro de um automóvel deixa entrar muita luz e sol. Felizmente, bloqueia 98% da radiação UVA porque é feito de duas camadas de vidro laminado.
Mas os vidros laterais e traseiros do automóvel são feitos de vidro temperado, que não bloqueia completamente os raios UVA. Um estudo efectuado em 29 automóveis revelou que entre 4% e quase 56% dos raios UVA passavam através dos vidros laterais e traseiros.
A proteção UVA não estava relacionada com a idade ou o custo do automóvel, mas sim com o tipo de vidro, a sua cor e o facto de ter sido pintado ou revestido com uma película protetora. Os vidros de cor cinzenta ou bronze e a coloração dos vidros aumentam a proteção UVA. O vidro fumado bloqueia cerca de 95% da radiação UVA.
Num outro estudo realizado na Arábia Saudita, os investigadores equiparam os condutores com um monitor de radiação portátil.
Verificaram que os condutores estavam expostos a índices de UV até 3,5. A este nível, a pele clara demora cerca de 20 minutos a queimar.
Assim, se tiver os vidros fumados, não deverá ter de usar protetor solar no carro. Mas sem vidros fumados, pode acumular danos na pele.
A exposição aos raios UV durante a condução aumenta o risco de cancro da pele
Muitas pessoas passam muito tempo no carro – para o trabalho, para as deslocações pendulares, para as férias e para o transporte em geral. A exposição repetida à radiação UVA através dos vidros laterais do automóvel pode passar despercebida, mas pode afetar a nossa pele.
Sol através da janela: condutores em perigo?
De facto, o cancro da pele é mais comum no lado do condutor. Um estudo realizado nos Estados Unidos (onde os condutores se sentam do lado esquerdo) detectou mais cancros da pele do lado esquerdo do que do lado direito no rosto, couro cabeludo, braço e perna, incluindo 20 vezes mais no braço.
As cataratas e outras lesões oculares são também mais comuns no lado do condutor.
E quanto à exposição aos raios UV através das janelas de casa ou do escritório?
A maioria dos vidros utilizados nas janelas residenciais deixa passar uma grande quantidade de UVA, entre 45 e 75%.
O vidro de painel único é o que deixa passar mais UVA, enquanto o vidro mais espesso, colorido ou revestido bloqueia mais UVA.
As melhores opções são o vidro laminado ou os vidros duplos coloridos, que deixam passar menos de 1% dos raios UVA.
A maioria dos vidros de janelas de escritórios e comerciais tem melhor proteção UVA do que as janelas residenciais, permitindo menos de 25% de transmissão de UVA. Estas janelas são geralmente de vidro duplo e coloridas, com propriedades reflectoras ou produtos químicos absorventes de UV.
Algumas janelas inteligentes que reduzem o calor utilizando tratamentos químicos para escurecer o vidro também podem bloquear os raios UVA.
Seja como for tenha sempre cuidado com os efeitos do sol através da janela.