Só deve comprar um smartphone em 2024 se tiver isto! Cuidado!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos importantes. É que caso contrário pode acabar por fazer uma asneira e rapidamente irá ficar insatisfeito(a). Assim só deve comprar um smartphone em 2024 se tiver as coisas que referimos já a seguir.

Só deve comprar um smartphone em 2024 se tiver isto! Cuidado!

Ecrã com alta taxa de atualização

Atualmente, os smartphones topo de gama devem ter uma taxa de atualização de 120 Hz. É verdade que algumas pessoas que nunca utilizaram um ecrã com uma taxa de atualização elevada teriam dificuldade em notar a diferença entre 60 Hz e 120 Hz. No entanto, assim que fizer o downgrade para um ecrã de 60 Hz, irá notar imediatamente a instabilidade à medida que se desloca e navega pelos menus.

- Advertisement -

smartphones, iphone, galaxy

Tendo em conta que vai olhar para o ecrã do seu telemóvel sempre que pegar nele, não deve contentar-se com menos de 120 Hz. No entanto se estiver à procura de um telemóvel de gama média, mais barato, certifique-se de que tem uma taxa de atualização de 90 Hz, no mínimo.

Configuração de câmara tripla

Hoje em dia, todos nós tiramos imensas fotografias e fazemos imensos vídeos com os nossos smartphones. Por isso, tem de ter uma configuração de câmara com várias lentes que lhe permitam fotografar em diferentes cenários.

A maioria dos telemóveis topo de gama tira fotografias fantásticas com as suas lentes principais, mas tem de se certificar de que têm lentes ultra-angulares e teleobjectivas igualmente boas para o preço que paga.

s24 ultra, iPhone, Samsung a Apple, iPhone Android seguros

No entanto, se estiver à procura de um telemóvel de gama média, não há problema em optar por um smartphone com uma configuração de câmara dupla. A segunda lente pode ser teleobjetiva ou ultra grande angular, por isso, escolha em função do tipo de fotografias que pretende tirar com o telemóvel.

Ecrã OLED

Quer esteja à procura de um smartphone de gama média ou de gama alta, este deve ter um ecrã OLED para cumprir os padrões actuais. Os ecrãs OLED e AMOLED são superiores aos painéis LCD, uma vez que possuem pixéis auto-emissores que podem controlar o seu brilho individualmente, em vez de utilizarem uma retroiluminação LED.

comprar um smartphone em 2024, reparar o ecrã do telemóvel, Circle to Search S24, iPhone 17 galaxy, Android Auto no Galaxy S24. Ecrãs Galaxy S24 problemas

Obtém pretos perfeitos, uma vez que os pixéis se desligam individualmente para apresentar conteúdo preto, resultando numa relação de contraste infinita. Oferecem também os ângulos de visualização mais amplos e podem apresentar uma gama mais vasta de cores com grande precisão.

Processador topo de gama

Para 2024, é boa ideia apostar no chip Snapdragon 8 Gen 3 se optar por um dispositivo Android ou o chip A17 Pro da Apple se estiver interessado nos iPhones mais recentes. Não deve contentar-se com nada menos do que isso se quiser um topo-de-gama.

comprar um smartphone em 2024

Quem quiser um gama média deve verificar cuidadosamente as especificações e ver se o telemóvel tem o chip topo de gama do passado, como o Snapdragon 8 Gen 2 ou o A16 Bionic.

Estes processadores topo de gama garantirão um desempenho sem problemas, independentemente da tarefa que lhe seja exigida.

Pelo menos 8 GB de RAM

Longe vão os dias em que podia usar 4 GB de RAM num smartphone. Em 2024, deve ter pelo menos 8 GB de RAM, especialmente se for um dispositivo Android. Se for um iPhone, 6 GB é suficiente, pois o iOS faz um trabalho muito melhor na gestão da memória.

Poderá realizar multitarefas sem esforço e ter várias aplicações em execução em segundo plano sem problemas num telemóvel com 8 GB de RAM ou mais.

Quase todos os topos-de-gama Android em 2024 vêm com 12 GB de RAM.

Vida útil da bateria durante todo o dia

Independentemente do telemóvel que comprar, a bateria deve ser suficientemente boa para durar um dia inteiro em condições normais de utilização.

quando comprar um smartphone, smartphone ventoinha, acelerar o tablet, Como acelerar o seu tablet sem ter de fazer reposição de fábrica!

256 GB de armazenamento

Os smartphones actuais podem tirar fotografias e gravar vídeos de alta resolução que consomem rapidamente o seu precioso espaço de armazenamento interno. O iPhone 15 Pro, por exemplo, tira fotografias de 24 MP por defeito e grava a 4K/60FPS. E se filmar nos formatos ProRes e ProRAW da Apple, nem mesmo 256 GB de armazenamento serão suficientes.

As aplicações também estão a ficar maiores e melhores a cada dia que passa, pelo que tem de se certificar de que pode utilizar o seu telemóvel durante anos sem se preocupar com o espaço de armazenamento. Caso contrário, terá de pagar uma taxa mensal por um serviço de armazenamento na cloud, como o iCloud ou o Google One, e transferir alguns dos seus dados para a nuvem.

Por isso, compre um telemóvel com 256 GB de armazenamento interno. Pode apostar em 128 GB de armazenamento se for um utilizador casual que raramente tira fotografias e não instala muitas aplicações.

Agora já sabe o que procurar se quiser comprar um smartphone em 2024.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.