Loja chinesa debaixo de fogo. Há perigo em comprar na Temu?

É uma das lojas que mais tem crescido em todo o mundo sobretudo pelos preços baixos que pratica. No entanto, nem todas as coisas correm de feição para esta loja chinesa. Na prática vai enfrentar uma queixa na União Europeia pela violação da legislação dos serviços digitais. Em Portugal a Deco seguiu o mesmo caminho e submeteu uma queixa na Anacom. Mas afinal há perigo de comprar na Temu? O que se está a passar?

Loja chinesa debaixo de fogo. Há perigo em comprar na Temu?

O principal problema, visado pela queixa na União Europeia diz respeito ao pouco esforço da empresa em combater falhas de informação sobre produtos e fornecedores que comercializam através da loja online. No entanto há muitas outras coisas quem implicam um olho atento por parte do consumidor.

- Advertisement -

É verdade que há utilizadores satisfeitos e as encomendas chegam na maioria das vezes. No entanto mais do que uma vez as estratégias de marketing de Temu comparam-se a um esquema de marketing multinível, incentivando os utilizadores a partilhar códigos de referência e a recrutar mais clientes. Mas nem sempre a culpa é da Temu propriamente dita. Em muitos casos os problemas devem-se a pessoas que se aproveitam desta loja para enganar os potenciais clientes.

Itens ou skins de jogos online

Uma das fraudes mais comuns que proliferam na Internet são as falsas alegações de itens gratuitos para se utilizarem em jogos online. Jogos como o “Fortnite” e o “Roblox” têm uma grande base de utilizadores jovens. Muitos dos quais também utilizam plataformas como o TikTok, onde o Temu faz predominantemente publicidade.

É por esta razão que muitos parceiros da Temu publicam anúncios no TikTok e noutros locais. Assim prometem que aqueles que se inscreverem na Temu utilizando o seu código de referência receberão itens gratuitos em jogos online. São exemplo disso skins de edição limitada e moeda premium. Infelizmente, estes indivíduos não têm qualquer objeto para oferecer. Qualquer pessoa que introduza o código de referência não receberá exatamente nada. Já o parceiro recebe um pagamento do Temu.

É importante lembrar que não existe um bónus verdadeiramente gratuito para os jogos online. Especialmente para os títulos mais populares. Assim se alguém estiver a anunciar coisas gratuitas sem qualquer tipo de registo ou contrapartida, trata-se quase sempre de uma fraude – ponto final. Ignore completamente estas afirmações. É que não há nada de vantajoso para si.

Aconselhamento falso por celebridades

Toda a gente está disposta a dar ouvidos às suas celebridades e influenciadores favoritos. Não é invulgar. As pessoas têm os seus hábitos de compra influenciados por celebridades desde que estas existem. Graças às tácticas de falsificação de informação no TikTok, os criminosos podem fazer-nos acreditar que a nossa celebridade favorita deu um apoio brilhante a um produto ou serviço aleatório, quando, na realidade, não o fez.

Influenciadores

Surgiram vários anúncios de Temu no TikTok com tweets e publicações sociais adulterados de celebridades que expõem as virtudes de Temu. Estas celebridades encorajam toda a gente a comprar os seus produtos. Isto claro com o “seu” código de referência. Muitos destes vídeos do TikTok desapareceram da plataforma, o que significa que outras pessoas foram claramente afetadas e já denunciaram estas burlas.

Clickbait

À semelhança do que acontece com os esquemas de apoio a celebridades, podem aparecer anúncios nas páginas do TikTok com uma fotografia genérica de uma celebridade, muitas vezes acompanhada de uma legenda prometendo divulgar segredos obscuros aos utilizadores que introduzam um código de referência Temu.

Assim o utilizador introduz esse código de referência no Temu, o parceiro recebe as suas recompensas e o utilizador apercebe-se de que foi enganado.

Clonagem de lojas quando comprar na Temu

Nos principais sites de venda a retalho, como a Amazon, as marcas grandes e pequenas operam montras pessoais que juntam as informações da empresa e catálogos de produtos.

Estas montras são uma forma muito conveniente de navegar pelos produtos, e é provavelmente por isso que a Temu copia várias delas por atacado, criando páginas de montras quase idênticas no seu próprio site. No entanto, o fator importante é que estas páginas de montras copiadas não têm em muitos casos consentimento ou autorização da marca.

Entretanto, em abril, a Temu foi processada pela marca de toalhas de cabelo Hicober por copiar a sua página na Amazon sem o seu conhecimento ou autorização, obrigando a Temu a retirá-la. Esta é uma boa razão para tratar com ceticismo qualquer listagem de produtos duplicados na Temu. Isto claro se não tiverem autorização da marca.

Atrasos nos reembolsos

A política da loja Temu afirma que oferece uma política geral de devolução e reembolso de 90 dias, permitindo-lhe enviar de volta todos os artigos com os quais não está satisfeito para obter o seu dinheiro de volta. Assim se acabar por receber uma caixa de nada definitivamente vai querer obter um reembolso o mais rápido possível. Infelizmente, com base em vários comentários de utilizadores esta política de reembolso é complicada.

Entretanto os utilizadores informaram que pediram reembolsos à loja e devolveram os artigos que compraram. No entanto receberam a informação de que nem todos os artigos chegaram, mesmo que tenham sido enviados na mesma caixa. Outros devolveram os artigos e perceberam que deviam aguardar um reembolso. No entanto não tiveram qualquer atividade na sua conta bancária durante semanas a fio.

Mesmo aqueles que conseguiram efetuar um reembolso só o puderam fazer após vários atrasos e contactos com a Temu.

Assim pode comprar na Temu se é a sua vontade mas tenha sempre muito cuidado.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.