Há trinta anos atrás e mais concretamente a 15 de Janeiro de 1991 um estudante universitário americano chamado Tim Sweeney lançou o ZZT. Era um jogo para a altura com um elemento revolucionário: ele chegou com um editor de jogos gratuito e integrado. O sucesso do ZZT deu origem à Epic Games, Unreal Engine, e mais recentemente, Fortnite. Mas como era o jogo que deu origem aos grandes títulos que conhecemos agora?
Fortnite e Unreal eram assim há 30 anos! Jogaria?
A paixão de Tim Sweeney pela programação começou no seu Apple II quando ele era criança. Depois de conseguir o seu primeiro PC IBM em 1989, durante o seu primeiro ano de caloiro na faculdade, ele apostou na programação da nova máquina. Enquanto criava um editor de texto MS-DOS usando Turbo Pascal em 1990, ele decidiu tornar o projecto mais divertido adicionando elementos semelhantes ao jogo. Foi assim que chegou ao ZZT, que foi lançado como shareware em 1991.
O aspeto mais interessante de ZZT no início dos anos 90 foi que não se tratava apenas de uma aventura baseada em ASCII. Com cada cópia da ZZT descarregada, os jogadores tinham acesso a um editor de jogo disponível gratuitamente. Isto porque nasceu oficialmente o primeiro motor e editor de jogo.
Tal como um editor de texto, o ZZT só usa caracteres de modo texto – um zero pode representar o segmento de uma centopeia, e um pequeno símbolo de grau circular pode tornar-se uma bala. Assim, no ZZT, normalmente controlamos um protagonista genérico e sorridente que deve navegar num mundo de armadilhas e perigos enquanto recolhe chaves, tochas e pedras preciosas ao longo do caminho.
Na altura do lançamento, Sweeney chamou ao seu negócio “Potomac Computer Systems” devido à sua cidade natal Potomac em Maryland.
Ele mudou o nome para “Epic MegaGames” em Outubro de 1991 para dar o ar de uma empresa grande e bem sucedida.
Uma vez que era um título shareware, os jogadores podiam obter ZZT e um mundo chamado Town of ZZT gratuitamente. Se gostassem podiam enviar dinheiro para Sweeney para comprar mais níveis para jogar. Depois do número de encomendas ter disparado o criador percebeu que tinha uma mina de fazer dinheiro nas mãos.
Ainda assim, a verdade é que o ZZT vendeu apenas cerca de 4.000-5.000 cópias no total. No entanto para a altura não era mau. Seja como for teve um grande impacto no mundo dos jogos e mais tarde foi a base para o Unreal e até para o Fortnite.
Isto deve-se sobretudo ao editor. A facilidade com que as pessoas podiam começar a fazer um jogo sem pensarem em programação intensiva gerou uma comunidade fiel de criadores de jogos ZZT que continua até aos dias de hoje.
A influência no Unreal e Fortnite
Hoje, um dos principais produtos da Epic é o Unreal Engine, um motor de jogo muito poderoso. Usando esse motor, os criadores podem criar títulos complexos com relativa facilidade. Isto evita que tenham de reinventar a roda com cada novo jogo.
Em 2014 a Epic decidiu lançar o Unreal Engine 4 gratuitamente. Tal como o próprio ZZT tinha feito 23 anos antes.
A verdade é que quando falamos de títulos como Unreal ou Fortnite, tudo começou com o ZZT.
Como experimentar
Se quiser experimentar o ZZT atualmente ainda o pode fazer e só precisa do seu browser. A ligação está disponível aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!