O tema do encarecimento no mundo dos smartphones já não é novidade para ninguém, mas ao que tudo indica é apenas uma nova tendência em crescendo que ainda vai dar muito falar. Afinal de contas, se o iPhone deverá aumentar de forma muito significativa já no próximo mês, temos já uns quantos indícios que toda a nova geração Android vai seguir o mesmo exato caminho.
A culpa não está apenas e só na Qualcomm como é óbvio, mas ao que tudo indica, a principal responsável pela base de qualquer smartphone de gama alta vai ter culpa no cartório. Afinal de contas, apesar de ser baseado no mesmo exato processo da TSMC (4nm), o preço do SoC vai aumentar de forma significativa.
Snapdragon 8 Gen3 mais caro = Smartphones mais caros!
Portanto, ao que tudo indica, os processadores vão voltar a encarecer no final de 2023 e início de 2024, o que torna as coisas um pouco complicadas para várias fabricantes do mundo Android.
Afinal de contas, num mundo mobile liderado pela Samsung e Apple, não é fácil competir no topo, especialmente com produtos demasiado caros para as mais banais das carteiras. (Veja-se o exemplo da Xiaomi!) Aliás, como já dissemos várias vezes, acredito que estamos a chegar ao limite daquilo que os consumidores querem (ou podem) pagar por um smartphone.
Por isso, se em 2023 foi estranho ver smartphones “novos” baseados em processadores “velhos”, a coisa vai ser muito mais banal em 2024. Curiosamente até já existem fabricantes a fazer encomendas do Snapdragon 8 Gen2, o até do Snapdragon 8+ Gen1, para tentar fugir aos encarecimentos da Qualcomm, e assim continuarem com produtos interessantes face às gigantes.
Sim, o Snapdragon 8 Gen3 vai ser mais caro que o Snapdragon 8 Gen2. Isto vai mexer com o mercado. Pode até ser uma janela de oportunidade para a MediaTek!
Dizer que a Qualcomm vai utilizar o mesmo processo de produção não é bem verdade. A Qualcomm vai saltar para o processo N4P que traz algumas vantagens face ao processo original de 4nm da fabricante. Porém, também traz um aumento de preço à mesma medida.
Isto significa que o Snapdragon 8 Gen3 vai ser mais caro que o atual (já bastante caro) Gen2. Claro que ainda não fazemos ideia da subida de preço, mas segundo o que tem chegado a público, é uma subida significativa o suficiente para mudar os planos de várias fabricantes. Aliás, algumas delas estão até a pensar deixar a Qualcomm para se juntarem à mais barata MediaTek.
Curiosamente, a MediaTek até vai usar o mesmo exato processo de produção. Mas é uma marca ainda com muita margem de progressão. Por isso, é muito provável que baixe a sua margem de lucro para roubar clientes à rival Qualcomm.
Porém, mesmo que o Snapdragon 8 Gen3 custa 200$ (o atual Gen2 custa 160$). Pode ter a certeza que a Samsung e Xiaomi vão continuar a oferecer smartphones baseados no topo de gama da Qualcomm. Tem é de estar pronto a pagar o preço!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!