Frigorífico: tenha muito cuidado com a regra das duas horas!

Tudo obedece a regras, especialmente no caso dos eletrodomésticos. Isto para conseguirmos tirar o máximo partido deles. É que se não fizermos determinadas coisas não só podemos comprometer a durabilidade como ainda nos podemos colocar em risco. Assim, especialmente no caso do frigorífico tenha muito cuidado com a regra das duas horas!

Frigorífico: tenha muito cuidado com a regra das duas horas!

Quando cozinha e sobram alguns restos a comida pode ser guardada no frigorífico assim que arrefece mas não deve ser mantida fora do frio durante muito tempo. No entanto, nem sempre é fácil perceber qual a melhor altura.

A verdade é que de acordo com os especialistas há uma regra de ouro para isto e que não deve ser mesmo ignorada!

É fácil esquecermos as sobras enquanto esperamos que arrefeçam na cozinha. Por exemplo se for ao jantar até nos podemos ir encostar e acabamos por nos esquecer delas. A questão é que mantê-las à temperatura ambiente por muito tempo pode ter consequências perigosas.

A questão é que colocar os alimentos no frigorífico assim que arrefecem não é tão fácil como parece. Sobretudo porque expor a comida durante algum tempo a temperaturas entre os 4 e os 60 graus pode ser muito perigoso. As bactérias crescem rapidamente!

De facto, a quantidade de algumas bactérias podem duplicar em apenas 20 minutos! Isto caso a comida esteja a uma temperatura entre os 4 e os 60 graus!

Para não haver perigo há uma regra que não podemos ignorar. Trata-se da regra das duas horas.

A regra das duas horas

Se nunca ouviu falar saiba que esta regra se aplica a todos os alimentos que foram cozinhados. Duas horas é o tempo máximo que os alimentos podem passar na zona vermelha. Depois disso ou têm de ser consumidos ou mandados fora.

Isto inclui todo o tipo de comidas, frutas e vegetais cozinhados, carne, aves, peixe, ovos e laticínios.

Esta regra aplica-se a todos os casos. No entanto há uma excepção para ambientes mais quentes.

Se estivermos, por exemplo, no Verão essa regra das duas horas deve passar a uma hora. Isto caso a temperatura exterior esteja acima dos 32 graus.

E se uma comida não arrefecer nas duas horas?

A regra das duas horas no que diz respeito ao seu frigorífico tem de se respeitar. É verdade que algumas comidas podem levar mais tempo a arrefecer. No entanto para não deixarmos passar o limite das duas horas podemos adicionar cubos de gelo para ajudar a arrefecer antes de armazenar os alimentos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados