Para muitos, é um ritual acordar e pegar no telemóvel. Depois espreita as redes sociais e por fim o e-mail ou outra coisa qualquer. Mas o seu smartphone pode fazer muito mais do que apenas telefonar, enviar mensagens ou percorrer as redes sociais. De facto, os smartphones são capazes de fazer várias coisas como controlar os aparelhos da sua casa, por exemplo. Mas mesmo que não tenha uma casa inteligente, pode fazer muitas coisas interessantes com um smartphone. Umas é possível fazer sem se instalar nada. Para outras precisa de instalar apps adicionais. Dito isto, vamos falar-lhe de algumas coisas incríveis que pode fazer com o seu smartphone Android.
Seis coisas incríveis que pode fazer com o seu smartphone!
1. Controlar o seu carro
Já teve de conduzir um carro estacionado durante horas ao sol? Os primeiros minutos são terrivelmente quentes, mesmo com o ar condicionado ligado. Não seria fantástico se pudesse arrefecer o carro antes de começar a conduzir? De facto, pode fazê-lo. Isto com algo chamado Viper SmartStart.
Essencialmente, este sistema converte o seu smartphone no controlo remoto do seu veículo. A instalação do sistema completo permite-lhe desbloquear e ligar o carro, abrir a bagageira, encontrar a localização do carro e ativar o sistema de segurança, entre outras coisas. A aplicação está disponível gratuitamente para Android e iOS, mas terá de investir em hardware e pagar a taxa de serviço mensal da Viper para utilizar o sistema. O custo total da instalação do sistema também varia de instalador para instalador. Está disponível em sites como a Amazon, entre outros.
2. Utilizar o telemóvel como fita métrica
Precisa de medir o comprimento de um objeto, mas não tem a sua fita métrica à mão? Não há muito com que se preocupar quando se tem um smartphone. Existem várias aplicações móveis que podem ajudá-lo a medir o comprimento de um objeto utilizando a câmara do telemóvel.
Por exemplo, pode utilizar a aplicação Fita Métrica no iPhone para medir o comprimento de um objeto. A aplicação utiliza a realidade aumentada (AR) para calcular as dimensões do objeto.
3. Utilizar o telemóvel como detetor de metais
Não, não pode utilizar o seu telemóvel para caçar tesouros. No entanto, se perdeu uma peça de joalharia ou quer encontrar algo que caiu da sua mão, pode utilizar o seu smartphone como detetor de metais.
Encontrará uma tonelada de aplicações de detetor de metais na Google Play Store e na App Store. As aplicações são gratuitas, embora não sejam livres de anúncios. Descarregue uma delas para o seu dispositivo Android ou iOS e comece a procurar metais movendo o seu telefone.
A aplicação utilizará um magnetómetro incorporado para encontrar objetos metálicos à medida que move o dispositivo e notificá-lo-á quando encontrar um objeto metálico.
Tenha em atenção que também pode haver outros objetos metálicos na área e artigos eletrónicos como a televisão e o frigorífico. Estes objetos podem atrapalhar a utilização de uma aplicação de deteção de metais. Os resultados normalmente não são totalmente fiáveis e dependem do sensor magnético do seu telemóvel, mas são úteis na mesma.
4. Utilizar o seu smartphone como controlo remoto
Perdeu o controlo remoto outra vez? Não precisa de o encontrar se tiver um smartphone. Pode instalar uma aplicação ou utilizar uma função integrada, se o seu telefone a tiver, para controlar dispositivos eletrónicos como a TV, a box, a barra de som, entre outros.
Os iPhones mais recentes e as televisões Android têm normalmente controlos integrados para a Apple TV e a Google TV, respetivamente. No entanto, pode descarregar uma aplicação como a ASmart Remote IR (Android) ou a EzRemote Lite (iOS) e utilizar o seu telemóvel como controlo remoto para quase todos os aparelhos domésticos. Em alguns casos, também é possível utilizar a aplicação do fabricante.
Estas aplicações dependem normalmente do sensor infravermelhos. Por exemplo, pode utilizar a aplicação Google TV para controlar uma Android TV. A aplicação sincroniza-se com a Android TV e utiliza WiFi, pelo que funciona mesmo sem esta porta de comunicação.
5. Digitalizar negativos antigos
Encontrou alguns negativos antigos enquanto limpava a casa? Que tal digitalizá-los muito rapidamente com o seu smartphone? Uma vez que a maioria das fotografias existe atualmente apenas como cópia digital, faz sentido digitalizar estes negativos e guardá-los como ficheiros digitais em vez de os converter num álbum de fotografias físico.
Dito isto, não precisa de nenhum equipamento especial para digitalizar negativos. Pode fazê-lo com o seu smartphone.
Pode utilizar aplicações como Photo Negative Scanner (Android) e FilmBox (iOS) para capturar rapidamente negativos e transformá-los em imagens de alta qualidade. As aplicações utilizam um algoritmo de digitalização para inverter automaticamente as cores e melhorar a qualidade da imagem para produzir fotografias de excelente qualidade. Depois de digitalizar estas fotografias, pode exportá-las para o seu dispositivo e partilhá-las com amigos e familiares.
6. Ecrã dividido
Dividir o ecrã é uma excelente forma de realizar multitarefas. Sempre foi fácil dividir ecrãs no seu portátil, mas sabia que também pode dividir o ecrã do seu smartphone? Tanto os dispositivos Android como iOS permitem dividir ecrãs. A opção está integrada no Android, pelo que não é necessário instalar aplicações de terceiros, mas no iPhone é necessária uma aplicação de terceiros.