Smartwatches têm um sistema de carregamento terrível!

Os smartwatches têm vindo a evoluir a um bom ritmo, ainda assim, um pouco à imagem daquilo que aconteceu noutros lados do mundo da tecnologia, têm um grave problema na parte do carregamento.

É que além do facto de ser uma ideia difícil de assimilar, a parte do ter de carregar um relógio todos os dias… A realidade é que os carregadores também são francamente maus, seja na gama baixa, na gama média, ou na gama mais alta deste mercado.

Smartwatches continuam com um sistema de carregamento terrível!

galaxy watch

Portanto, tenha uma smartband, um relógio inteligente de gama média, ou um super topo de gama de quase 1000€, a realidade é que nenhum destes aparelhos vai ter a mesma solução de carregamento.

Talvez não seja um problema demasiado grave para um utilizador comum, que compra um smartwatch capaz de lidar com as suas exigências do dia-a-dia, e vai utilizá-lo até ao fim do seu ciclo de vida, para depois comprar um outro modelo potencialmente superior.

Mas, para mim, que testo dezenas de relógios todos os anos, é quase inacreditável a forma como é pura e simplesmente impossível de carregar um relógio com um outro qualquer carregador além do carregador que vem na caixa.

  • Quero usar um Apple Watch? Vou ter de usar o carregador do Apple Watch.
  • Quero usar um Galaxy Watch ou Huawei Watch, que até contam com suporte a carregadores Qi, vou ter muito provavelmente de usar um carregador personalizado, porque o seu formato não permite o carregamento em qualquer superfície.
  • Quer usar um relógio da Xiaomi, um Pixel Watch, Polar, Garmin, etc… Vai ter de usar um carregador proprietário.

Não faz qualquer sentido ter 2 relógios em cima da mesa, que custam basicamente o mesmo preço, e cada um deles ter um formato de pinos diferentes para o carregamento diário.

Aliás, mesmo que queira comprar uma base de carregamento que sirva para o smartphone e smartwatch ao mesmo tempo, estamos sempre limitados por esta falta de standardização, e por isso, pode até sentir-se preso ao ecossistema.

Isto é curioso, porque é algo que o mercado tem feito de tudo para “limitar”. Daí a Apple ter sido obrigada a usar cabos USB-C para carregamento em todos os seus produtos.

Como é que isto acontece?

O smartwatch mudou consideravelmente nos últimos anos. Pri

Deixou de ser um gadget bonito que apenas lhe enviava algumas notificações para o pulso, para ser um aparelho essencial para se manter conectado, fazer pagamentos, ou claro, fazer uma monitorização mais fina da sua saúde e capacidade física.

Para ter uma ideia do crescimento, no terceiro trimestre do ano passado, foram enviados cerca de 150 milhões de relógios inteligentes para as prateleiras, e ao que tudo indica, o caminho é de crescimento até pelo menos 2028.

Um crescimento sem padrões vai levar a mais lixo eletrónico!

Eu já perdi a conta ao número de carregadores de smartwatch que tenho em casa, que nem faço ideia a que modelo pertencem. É chato, e acaba por ser um regresso ao passado, com um acréscimo de lixo eletrónico sem controlo no mundo da tecnologia.

Assim, deveria de existir um sistema único, ou pelo menos 2 sistemas únicos, para os relógios mais baratos e para os mais caros. Carregamento sem fios com a ajuda de ímans. Tal e qual como acontece nos Apple Watch e Galaxy Watch (porém, aos dias de hoje, o carregador de um não carrega o outro). Além disso, carregamento com fios a partir de um design único para todos os aparelhos.

Curiosamente, isto é algo que já acontece no lado dos earbuds sem fios! Com as caixas de transporte a carregarem a partir de 2 sistemas únicos, sem-fios e a partir de cabos USB-C. Qual é a dificuldade?

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados