Inicio Android Smartphones para jogos vão ter de ser certificados pela Google

Smartphones para jogos vão ter de ser certificados pela Google

Os smartphones para jogos estão cada vez mais populares. Ainda continuam a ser uma categoria de nicho. No entanto, a popularidade tem vindo a crescer. Nesta categoria que pode ser dividida em duas sub-categorias, temos os topos-de-gama e os gama média. Os equipamentos de topo são os ASUS ROG II, o Black Shark 2 Pro, o Nubia Red Magic 3S e o Razer Phone 2. Já na família de dispositivos de gama média, temos o Redmi Note 8 Pro.

Smartphones para jogos vão ter de ser certificados pela Google

Com o passar do tempo o número de equipamentos deve aumentar. Assim, a Google quer garantir que estes dispositivos são poderosos o suficiente para não deixarem os utilizadores desanimados. Foi assim que nasceu o programa de Certificação de Dispositivos de Jogos.

Smartphones para jogos

A equipa da XDA-Developers conseguiu obter uma cópia da versão mais recente dos Requisitos do Google GMS (Google Mobile Suites) para OEMs e ODMs, que lista os requisitos que os fabricantes de smartphones devem atender antes de poderem instalar o GMS nos seus dispositivos. Foi descoberto que o documento agora possui uma nova seção intitulada “Certificação de dispositivos de jogos”.

Smartphones para jogos

O documento indica que, para um dispositivo ter a Certificação de Dispositivo de Jogo, ele deve atender a vários requisitos. Eis alguns exemplos:

Smartphones para jogos

Desempenho previsível: os dispositivos certificados têm de se comportar de forma previsível para que os programadores não enfrentem ocorrências como limitação, perda de núcleos de CPU e outros comportamentos pouco comuns do sistema.

Comportamento correto e de alto desempenho da placa gráfica: É necessário que os dispositivos certificados tenham placas gráficas modernas e atualizadas de alto desempenho e APIs de exibição.

Comportamento e requisitos da memória: Os dispositivos certificados devem fornecer acesso à memória de forma previsível. Os jogos devem poder alocar quantidades razoáveis ​​de memória e não ter seus processos inesperadamente eliminados. Os dispositivos certificados devem permitir que um mínimo de 2300 MB de memória seja alocados antes que o lowmemorykilller termine o processo.

Além disso, o dispositivo deve suportar o Vulkan 1.1 e passar a versão mais recente do dEQP.

Entretanto, a Google parece já ter criado uma equipa que vai lidar com isto. De facto, tem vindo a contratar pessoas pessoas nesse sentido. Ou seja, tudo está a ser levado muito a sério.

Para já, não há nenhum dispositivo que tenha recebido a Certificação de dispositivos de jogos. Até porque a Google ainda nem lançou oficialmente este programa. Quando o fizer também vai disponibilizar uma lista atualizada de dispositivos certificados, assim como acontece com os equipamentos certificados para o sistema operativo Android. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...

OnePlus Nord N100: uma bela surpresa por 179 Euros

A OnePlus lançou oficialmente dois novos smartphones económicos. Assim os dois equipamentos, o OnePlus Nord N10 e Nord N100, são os modelos mais baratos...

AirPods Pro 2 e AirPods 3: prepare-se para as novidades em 2021

A Apple tem feito muito sucesso com a sua gama de AirPods. É verdade que outros equipamentos como o HomePod não foram muito populares....

Faz sentido mudar de TV ou Monitor para a sua nova PS5 ou Xbox?

Estamos muito perto da chegada das consolas de nova geração, afinal de contas, as ofertas da Microsoft e Sony chegam ao mercado já no...

TV ou Monitor? O que é melhor para jogar PS5 ou Xbox Series X?

Estamos muito perto da chegada das consolas de nova geração, afinal de contas, as ofertas da Microsoft e Sony chegam ao mercado já no...