A tecnologia não pode parar, especialmente no campo da conectividade, que é onde os consumidores estão a ficar cada vez mais exigentes. É por isso que mesmo apesar da crise de componentes, os padrões sem fios continuaram a evoluir.
Sim, é verdade que o Wi-Fi 6E foi um perfeito “flop”, devido à falta de chips e encarecimento de tudo, ou quase tudo, no mundo da tecnologia. Uma situação que fez várias fabricantes apostar um pouco mais no que vinha a seguir, ou seja, no Wi-Fi 7.
Sabe quando é que o padrão chega? Bem, os primeiros routers já estão a chegar às prateleiras, e pelos vistos, o primeiro aparelho móvel com suporte à tecnologia chega ao mercado em 2024, muito provavelmente na segunda metade do ano.
Primeiro smartphones com Wi-Fi 7 chega ao mercado em 2024
Portanto, antes de mais nada, é preciso salientar o que vai mudar, ou melhor que melhorias vamos ver na nossa conectividade à Internet caseira. Com o Wi-Fi 7 a oferecer canais de 320MHz, e tecnologia de modulação 4K (QAM). Isto significa o quê? Bem, na prática, é muito provável que seja possível chegar a uma velocidade de pelos menos 30 gigabits por segundo, com a possibilidade real de chegar aos 40Gbps.
Comparativamente, o Wi-Fi 6 oferece 9.6Gb/s, isto enquanto o Wi-Fi 5 ficava pelos 3.5Gb/s. Ou seja, o aumento de performance é real (2.4x), e é obviamente extremamente apelativo. Mas atenção, isto é a velocidade teórica, na prática, as coisas podem não ser bem assim, e claro, precisa de uma velocidade contratada capaz de tirar partido de todas estas potencialidades.
Entretanto, como dissemos em cima, o Wi-Fi 7 vai chegar primeiro ao mundo dos computadores, e apenas depois irá fazer o seu caminho para os smartphones. Aliás, é expectável que algumas fabricantes, como a Apple, nunca cheguem a adotar o Wi-Fi 6E, para saltarem imediatamente para o Wi-Fi 7, em 2024, ou em 2025.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado no Wi-Fi 7? Ou com o serviço que os ISPs Portugueses oferecem, não faz sentido pensar em velocidades mais altas?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!