Smartphone de 2018 vs Câmera fotográfica de 2014: Quem ganha?

smartphone vs camera

Smartphone vs Câmera – Porque é que os fotógrafos compram câmeras dedicadas, em vez de usar os seus smartphones? Seria certamente épico ir a um casamento ou batizado, e ver um fotógrafo a trabalhar com um P30 Pro ou Galaxy Note 10. Coisa que claro está, não acontece, nem nunca irá acontecer.

Afinal de contas, as câmeras reais são construídas tendo como base um sensor de imagem, e são por isso, muito melhores na captura de imagem, em relação a um qualquer smartphone em que a câmera é apenas um acessório, com um sensor muito pequeno.



Smartphone vs Câmera – Mas vamos tirar as teimas, vamos ver como se porta o Huawei P20 Lite de 2018, contra a Nikon D750 de 2014!

O Huawei P20 Lite nunca foi um smartphone topo de gama, mas é capaz de capturar boas imagens. Além disso, pode muito bem servir como o telemóvel de gama média, que a grande maioria da população tem no bolso.

Entretanto, no outro lado, temos uma Nikon D750 com a objetiva Nikon 18–35/3.5–4.5 AF-S.

Todas as fotos foram tiradas sem suporte, de forma bem similar, e sempre com o modo automático. Existiu uma leve edição no Lightroom, mas em boa verdade, pouco se poderia fazer com as fotografias do P20 Lite, enquanto no lado da câmera existia algum trabalho a ser feito. (Mas que não foi, para manter a igualdade) Vamos ver a primeira comparação.

Huawei P20 Lite

foto p20 lite

Nikon D750

Nikon D750 imagem

Ambas as imagens são boas, que provavelmente o irá fazer pensar… Para quê tirar fotos com uma câmera fotográfica, se tenho o smartphone sempre comigo no bolso? Por isso, vamos fazer zoom, de forma a ver os detalhes capturados.

Huawei P20 Lite (Zoom ao Carro):

Nikon D750 (Zoom ao Carro):

Huawei P20 Lite (Zoom à Catedral):

Nikon D750 (Zoom à Catedral):

Conclusão

Estamos aqui a comparar uma máquina fotográfica de 2014, com um smartphone do ano passado. E as diferenças na qualidade de imagem são evidentes. É claro que se por acaso apenas quer meter imagens no Instagram ou Facebook, o smartphone chega e sobra.

Mas se realmente quer imagens de qualidade, para imprimir, ou trabalhar. A verdade é que a solução é apenas uma… Uma câmera fotográfica dedicada!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte