smartphone vs camera

Smartphone vs Câmera Fotográfica – Será que ainda vale a pena comprar uma câmera fotográfica? Ou o smartphone chega? Caso não saiba, as vendas de câmeras dedicadas baixaram significativamente nos últimos anos, à medida que mais e mais consumidores optam pela compra de um smartphone mais apetrechado.

Afinal de contas, nos últimos 2 anos tem existido uma aposta tremenda das fabricantes, na qualidade fotográfica dos smartphones! Uma aposta que aos poucos também tem chegado às gamas mais baixas do mercado…

Por isso, fica a questão, será que ainda vale a pena comprar uma câmera?



Desde 2016 que as vendas das câmeras DSLR e câmeras compactas (Mirrorless) têm caído a pique. O que claro está, não quer dizer que as pessoas tenham deixado de tirar fotos, muito pelo contrário!

Nunca se viu tanta foto a ser partilhada nas mais variadas redes sociais, onde temos de salientar Facebook e Twitter. Aliás, muito curiosamente, a câmera mais usada no Flickr é a câmera do iPhone.

Então… Ainda há espaço no mercado para câmeras dedicadas? Vamos tentar perceber!

Porquê escolher um smartphone?

Huawei Mate 20 Pro Cameras

1. Conveniência

Uma das maiores vantagens de utilizar o seu smartphone como câmera dedicada, é o facto que o aparelho está sempre consigo. Tem um ecrã gigante onde poderá ver a foto imediatamente em grande detalhe. E até podes desde logo editar a imagem capturada, com as centenas de aplicações disponíveis para o efeito.

Portanto, é fácil chegar à conclusão, que se não for um fotógrafo profissional, muito dificilmente irá sair de casa todos os dias com uma câmera dedicada. Isto, enquanto o seu smartphone estará sempre no seu bolso, pronto para o que der e vier.

2. Partilha

Qualquer smartphone pode ligar-se à internet sem qualquer problema. Assim, torna-se ridiculamente fácil partilhar qualquer foto que tenha capturado, a qualquer momento do seu dia.

Pode mandar e-mail, mandar um snap, mandar pelo Facebook, mandar um MMS. As possibilidades são quase ilimitadas. Entretanto, ter acesso e partilhar as imagens de uma câmera dedicada é um pouco mais complicado. (Apesar de já existirem câmeras capazes de se conectarem a smartphones via Bluetooth ou Wi-Fi)

3. Visualização de Conteúdo

S10 vs P30

Qualquer smartphone atual tem um ecrã acima das 6”. Ou seja, provavelmente o dobro do ecrã de uma qualquer câmera fotográfica dedicada. Além disto, é também bastante provável que o ecrã do smartphone tenha uma resolução significativamente mais alta.

Desta maneira é bastante mais fácil ver os detalhes de qualquer fotografia, e mostrar de forma imediata aos amigos que tiraram aquela selfie consigo.

4. Modo Automático e Algoritmos de melhoria de qualidade de imagem

Se por acaso não for nenhum ‘expert’ do mundo da fotografia, é bastante provável que utilize sempre o modo ‘Auto’ do seu smartphone. Porque elimina toda uma aprendizagem, ou perda de tempo enquanto poderia estar a tirar fotos.

A ideia de um smartphone é mesmo esta, tirar do bolso, capturar a foto e já está! Um processo que neste momento está tão evoluído, graças a vários algoritmos de processamento de imagem, que fazem tudo por tudo para melhorar a qualidade da sua fotografia.

Leia este artigo, para ver a diferença entre algoritmos:

Porquê escolher uma câmera dedicada?

1. Qualidade de Imagem

É verdade que hoje em dia, qualquer smartphone topo de gama é capaz de capturar imagens lindíssimas. Mas continuam a não chegar aos calcanhares de uma boa câmera fotográfica.

Como vários entusiastas e peritos dizem: “Um smartphone serve perfeitamente para fotografias estáticas em ambientes bem iluminados. Mas uma câmera dedicada vai ser muito superior em situações mais complicadas.”

Em boa verdade, os seus sensores garantem uma qualidade superior! Além disso, a autonomia costuma ser melhor, o flash é mais poderoso, e podemos até encontrar lentes capazes de oferecer até 10x Zoom ótico.

Em suma, as câmeras dedicadas ainda têm o seu espaço no mercado, para o consumidor que exige controlo e qualidade.

2. Versatilidade das Objetivas

Para a grande maioria dos fotógrafos, a capacidade de poder controlar o ‘Zoom’ é uma ferramenta essencial. Ou seja, a grande vantagem de uma câmera, é o facto de podermos chegar muito perto de objetos sem melhorias digitais de imagem.

Afinal de contas, qualquer câmera consegue atingir o zoom ótico até 3x… Mas temos alguns modelos até capazes de alcançar um zoom de 30x.

Similarmente, as câmeras dedicadas são também superiores em fotos ‘Macro’, conseguindo capturar uma imagem super detalhada a uma distância de apenas 1cm. A maioria dos smartphones precisa de pelo menos 10cm.

3. Controlo Manual

Canon M50

A maioria dos smartphones servem apenas para apontar e capturar a fotografia. É claro que pode mexer na abertura, ISO, etc… Mas o controlo fica por aqui! Entretanto, numa máquina dedicada podemos ter um controlo absoluto sobre o que realmente queremos fazer.

4. Autonomia

A grande maioria dos smartphones tem uma autonomia má… É a mais pura das verdades! Não porque a tecnologia utilizada nas baterias é diferente, nada disso. Apenas utilizamos este aparelho para muito mais, seja jogar, ir à internet, fazer chamadas, etc…

Entretanto, uma câmera fotográfica irá conseguir tirar entre 300~500 fotografias por cada carregamento.

5. O preço está em queda!

Este mercado está em sofrimento graças ao ‘boom’ da qualidade fotográfica dos smartphones. Por isso, neste momento não é muito difícil meter as mãos numa boa máquina, por 200/300€.

Conclusão – Ainda vale a pena comprar uma câmera fotográfica?

Se é um fã de fotografia, e quer capturar as melhores imagens possíveis, claro que ainda vale a pena!

Contudo, se é uma pessoa que apenas quer tirar uma ou outra foto para as redes sociais. É bem provável que um smartphone seja mais do que suficiente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.