Veja agora o smartphone Android e apague estas apps!

Há um novo alerta para quem tem um smartphone Android e como tal deve verificar o seu smartphone e caso tenha alguma destas três apps apague agora mesmo. O principal problema destas aplicações é que podem deixar os seus dados na mão de criminosos. Este perigo foi descoberto pela empresa de segurança Synopsys Cybersecurity Research Center (CyRC). Entretanto as três aplicações populares parecem ter uma falha grave que pode permitir que os criminosos tenham acesso total a dados vitais, como nomes de utilizadores e palavras-passe.

Veja agora o smartphone Android e apague estas apps!

As aplicações, todas disponíveis através da Google Play Store, foram descarregadas mais de dois milhões de vezes, razão pela qual este alerta é realmente sério.

A razão pela qual as pessoas caíram na maioria destas ameaças é muito simples. Elas realmente funcionam. Quando o software se instala em smartphones Android transforma-os em teclados e ratos para PCs. Aliás é por funcionarem tão bem que as pessoas gostaram. O problema e o que elas fazem por trás.

Play Store para a GoogleA questão é que elas chegam também com falhas graves que podem ser facilmente exploradas por criminosos. Assim podem perceber tudo o que está a ser digitado, inclusivamente quando são passwords.

As aplicações em causa ainda estão presentes na Play Store.

Falo do Telepad versão 1.0.7 e superior, PC Keyboard 30 e Lazy Mouse 2.0.1.

Apesar de os programadores não terem tentado colocar nada malicioso, as aplicações permanecem vulneráveis. Mas há algo estranho.

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store, Alerta Play Store apps

A CyRC confirmou que contactou os criadores das apps várias vezes, mas não obteve resposta.

Parece que as três aplicações continuam a ser amplamente utilizadas, mas não são mantidas nem apoiadas e, evidentemente, a segurança não foi a grande preocupação no desenvolvimento destas aplicações.

Se acha que as tem no seu smartphone Android e está preocupado o CyRC recomenda que as remova imediatamente.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Televisão 8K de 110” com 3D inovador. Comprava?

Como deve saber, as TVs 4K já são banais...

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Artifact: Uma rede social baseada em Inteligência Artificial

Já andamos a ouvir falar de Inteligência Artificial há...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...