SleepTok: se quer dormir esqueça estas dicas do TikTok!

spot_img

Algumas das informações de saúde apresentadas no TikTok são, na melhor das hipóteses, duvidosas, e os vídeos no “SleepTok” não são diferentes. Assim se quer mesmo dormir é boa ideia utilizar outras formas de procurar informação e deixar de lado estas dicas do TikTok.

SleepTok: se quer dormir esqueça estas dicas do TikTok!

Colocar fita adesiva na boca

Se procurar a tag #sleepbetter é provável que encontre um vídeo que recomenda que tape a boca durante a noite. Os adeptos desta prática afirmam que ajuda a evitar o ressonar e a boca seca e, de um modo geral, melhora o sono. Alguns dos criadores do TikTok desafiam mais ou menos os espetadores a experimentar a prática.

Atualmente, alguns estudos científicos analisaram a prática e instituições médicas, como a Cleveland Clinic, desaconselham a colocação de fita adesiva na boca para dormir. Pode impedir a respiração completa e a fita adesiva pode irritar a pele à volta da boca.

Então, será esta uma forma legítima de melhorar o seu descanso noturno? Fale com o seu médico antes de experimentar.

Dormir sempre do lado esquerdo, do lado direito ou de costas

Muitos vídeos do TikTok ao abrigo do Sleeptok afirmam que nunca se deve dormir de barriga para baixo, enquanto outros argumentam a favor de dormir de um lado ou de outro. Alguns desses vídeos acumularam milhões de visualizações.

Se tentar dormir da forma correta o está a stressar, então anime-se: a melhor posição para dormir pode variar de pessoa para pessoa. Uma pessoa com dores lombares pode preferir dormir de costas, enquanto uma pessoa com azia pode achar mais confortável dormir sobre o lado esquerdo, por exemplo.

A verdade é que para a maioria das pessoas saudáveis, não há problema em dormir da forma que for mais confortável para si.

Suplementos

Já alguns vídeos que recomendam tomar suplementos de melatonina ou magnésio todas as noites. Tal como acontece com muitos tópicos, também existem muitos vídeos que vão contra estes suplementos comuns. Em que é que deve acreditar?

sleeptok

A toma de suplementos de magnésio pode estar associada a um aumento da qualidade do sono, mas um estudo publicado na revista Sleep encontrou apenas uma significância mínima para os suplementos. Para a maior parte das pessoas, não é a cura para todos os problemas de sono como alguns vídeos sugerem.

Neste caso, fale com o seu profissional de saúde sobre se os suplementos para dormir são adequados para si.

Comprar produtos

Há de tudo no TikTok para ajudar a dormir melhor. Dispositivos eletrónicos portáteis e até dispositivos de vaporização para ajudar a melhorar o sono. Embora alguns destes produtos sejam bons, outros são provavelmente inúteis (e talvez até prejudiciais).

sleeptok

Em geral, os vídeos que vendem um produto podem promover informações de saúde menos fiáveis do que os TikToks estritamente informativos.

Se tiver curiosidade em relação a um produto que está a ser badalado, lembre-se das muitas formas de detetar produtos fraudulentos online, como ler as avaliações com um olhar crítico. Com um pouco de prática, aprenderá a evitar o desperdício de dinheiro.

Ou seja, embora muitos dos conselhos oferecidos nos TikToks do sono sejam úteis (ou pelo menos inofensivos), nem tudo é verificado ou apoiado por pesquisas. Em alguns casos, os vídeos partilham informações erradas que podem não ser boas para a sua saúde em geral.

Ou seja, o TikTok é ótimo para entretenimento, mas nem sempre é uma fonte fiável de informações sobre saúde.

Não perca nenhuma informação importante. Registe-se na nossa Newsletter grátis e receba todas as notícias diariamente no e-mail. Siga-nos também no Google Notícias.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
- Publicidade - Globaldata

Em destaque

Leia também...