SigridWave: uma revolução na comunicação entre jogadores

A Acer aproveitou o dia de hoje para apresentar ao mundo muitas novidades. Isto, num evento online que em Portugal começou as 14 horas. Assim ficámos a conhecer portáteis, monitores de gaming, projetores e muito mais. No entanto, uma das grandes novidades nem sequer é um equipamento. Falo do SigridWave. O nome é pomposo, mas o que faz é ainda muito mais.

SigridWave: uma revolução na comunicação entre jogadores

Os tradutores de mensagens não são nada de novo. Mesmo os apoiados por inteligência artificial. No entanto, a aposta da ACER é! Na prática é um tradutor concebido para lidar com termos de gaming. Entretanto a ACER anunciou também várias atualizações para o Planet9. É assim a plataforma para jogadores deste fabricante. Entre os destaques está a possibilidade de estabelecer clubes de equipas ou marcas e a criação de uma plataforma para organizar torneios.

SigridWave

Voltando ao SigridWave, é talvez a melhor aposta de sempre. Tudo porque serve para quebrar barreiras linguísticas e assim facilitar a comunicação entre jogadores de todo o mundo. Integrado no cliente de desktop do Planet9, usa a tecnologia ASR (reconhecimento da fala) para detetar expressões e convertê-las em texto. Este texto é depois processado pela tecnologia Neural Machine Translation (NMT), que já foi treinada com mais de 10 milhões de pares de frases bilingues. Assim permite perceber termos associados a jogos específicos (como “ADS” ou “acampar”) e aprender como os jogadores se expressam.

Mais de mil horas de discurso centrado em jogos foram essenciais para treinar este sistema. Permite transmitir as mensagens aos utilizadores numa linguagem que eles conseguem perceber.

Como referi isto está integrado no Planet9. Se por algum motivo não conhece este sistema, é uma plataforma online da ACER. Assim, ajuda jogadores a ligarem-se a outros que tenham objetivos semelhantes.

O que acha desta novidade? Já testou o Planet9? Conte-nos tudo nos comentários!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também