Serviços Google para quê? Huawei já tem 1.5 milhões de programadores

A Huawei é uma empresa capaz de ser pioneira em muita coisa! Em tecnologias 5G, em trazer tecnologia inovadora para o mundo mobile… Mas ultimamente, tem sido mais pioneira em ser um autêntico boneco de Voodoo nas mãos de Donald Trump. Ao fim ao cabo, a Gigante Chinesa está a sofrer com proibições há mais de um ano, e pelos vistos, não existe um caminho claro para o regresso à normalidade. Ou seja, voltar para os braços da Google é cada vez mais uma miragem no deserto… Mas será esse o caminho?

Apesar de tudo, a Huawei continua a comercializar os seus produtos em todos os mercados, e até já começou a reunir algum ‘hype’ à volta do Mate 40 Pro com alguns ‘leaks’ bastante interessantes.



Além disso, apesar da Google já não ser uma parceira, a verdade é que a fabricante continua a utilizar o SO Android como se nada fosse, tendo substituído os Google Mobile Services (GMS) pelos seus próprios Huawei Mobile Services (HMS).

Sim, claro que ainda são dois mundos completamente diferentes, visto que a Huawei ainda tem muita sopinha para comer. Contudo, parece que já temos muitos cozinheiros preparados para a missão de dar a papa à fabricante responsável pelas linhas P e Mate nesta vertente.

Serviços Google para quê? A Huawei já tem 1 milhão e meio de programadores

Estados Unidos Huawei

Portanto, depois de 1 ano de dificuldades e uma grande aposta no seu próprio ecossistema, parece que a Huawei já tem algo para mostrar aos consumidores. Ao fim ao cabo, a plataforma HMS já tem 1.5 milhões de developers registados, conseguindo apresentar uma taxa de crescimento ano após ano de 115%. Um aumento que aparentemente explodiu nos últimos meses.

Além disto, os serviços Cloud da Huawei também já alcançaram os 650 milhões de utilizadores com uma taxa de crescimento a rondar os 66.7%. Além disso, o número de aplicações ligada ao HSM Core (serviços Huawei) também já ultrapassou os 60.000.

Em suma, ao mesmo tempo que a Huawei é a terceira maior fabricante de smartphones do planeta, a sua App Gallery também já está ao mesmo nível, na terceira posição logo abaixo da Google Play Store e App Store da Apple.

É possível viver sem Google?

No caso da Huawei sim, visto que o seu principal mercado (China) não tem acesso aos serviços Google. Entretanto, no mercado Europeu a coisa vai ser mais complicada… Mas podia ser muito pior, visto que a marca continua a sua vida normal em muitos dos mercados, conseguindo um número de vendas bastante interessante.

Além disto, caso queria mesmo a Google na sua vida, não é assim tão complicado instalar os GMS num smartphone Huawei.  Eu sou um exemplo disto mesmo, que uso um Mate 30 Pro como ‘daily driver’ e tenho completo acesso ao mundo Google. Aliás, até uso um smartwatch Google Wear OS.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também