Será que a PS5 é mesmo 10/15% mais rápida que a nova Xbox? – Nos últimos dias, apareceram várias notícias a afirmar que apesar da PlayStation 5 e Xbox Scarlett contarem com especificações bastante similares. Que no fundo, a PS5 era cerca de 10/15% mais rápida em relação à nova Xbox.
Pois bem, nos últimos dias, apareceu um novo ‘insider’ a confirmar estas afirmações, dizendo ainda que apesar da PS5 ser mais poderosa no processamento, acabava por perder nas capacidades Ray Tracing.
Source within industry that has access to both #PS5 and #XboxScarlett devkits/specs confirms that,the next gen systems almost mimic in architecture but the max performance of the PS5 outperforms Scarlett by 10-15% and has a faster SSD.
Ray Tracing capability better with Scarlett pic.twitter.com/9kCaAxKoVd
— Latest PS5 / 最新のPS5 (@LatestPS5) June 21, 2019
Mas será que devemos acreditar nestes rumores?
Primeiramente, esta fonte não tem grande historial para nos dar confiança da veracidade desta informação.
Mas o que é realmente bastante interessante no meio disto tudo, é que já sabemos que tanto a Sony PlayStation 5 como a Xbox Scarlett, irão contar com 8 núcleos Zen 2 para o CPU e gráficos Navi.
Por isso, a não ser que o SSD desenvolvido seja extremamente diferente, não faz sentido que exista uma diferença de performance tão significativa.
É que em boa verdade, ambas as consolas usam uma solução AMD bastante similar. Por isso, não espere ver grandes diferenças a nível de performance.
Portanto, é seguro dizer que ninguém sabe qual é a consola mais poderosa. É verdade que Matt Booty já veio dizer que a Xbox Scarlett é sem qualquer dúvida a consola mais poderosa. Mas o mesmo também já aconteceu com a PlayStation 5.
Aliás, se há entidade que sabe qual é a consola mais poderosa… É a AMD! No entanto, não me parece que a CEO Lisa Su, venha a público tirar esta dúvida nos próximos dias.
Dito tudo isto, é até bastante provável que as especificações técnicas não estejam completamente fechadas. Não seria a primeira vez que o hardware de uma consola mudaria, depois dos ‘dev kits’ já estarem distribuídos.
Ambas as empresas, precisam ainda de perceber como estão os yields da AMD, definir as especificações, ultimar a refrigeração e o design da consola, velocidade da memória RAM, entre muitas outras coisas.
Afinal, estas consolas só vão chegar ao mercado no fim de 2020… Por isso, muita coisa poderá ainda mudar.
Assim, qualquer entidade que venha a público afirmar que uma consola é mais poderosa que a outra… Pode simplesmente estar a puxar os holofotes para si! Claro que é normal, nesta altura do campeonato existirem vários rumores e ‘leaks’, mas é sempre necessário ler estas informações com a mão na consciência.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.