Sensor de impressão digital no ecrã? Esqueça isso!

O sensor de impressão digital é um componente base do mundo dos smartphones há muitos e longos anos. Aliás, tem sido uma das áreas onde temos visto mais diferenças, e evolução, ao longo dos anos.

Afinal de contas, primeiramente apareceram na traseira, depois mudaram-se para o botão central, eventualmente começaram a entrar no ecrã, e dentro do ecrã, também começaram a evoluir, ao aumentar de tamanho, ao mesmo tempo que passaram a ser baseados noutras tecnologias mais seguras, e mais rápidas. Mas… Começo a achar que ter o sensor no ecrã não é de todo a melhor ideia. Na lateral faz (quase sempre) mais sentido!

Afinal, onde este pequeno sensor parece estar a ganhar uma nova vida, e na verdade, uma nova utilidade, é mesmo na parte lateral do nosso smartphone! O recentemente anunciado ASUS Zenfone 9 é um perfeito exemplo disso mesmo.

Sensor de impressão digital no ecrã? Esqueça isso!

Portanto, como dissemos em cima, no espaço de mais ou menos uma década, o sensor de impressão digital passou de novidade que todos nós queríamos ter, para ser algo que faz parte de todo e qualquer aparelho do mercado, por mais caro, ou mais barato que este seja.

Ainda assim, apesar de ser algo que todos nós damos por garantido na compra de um novo smartphone, não é de todo um componente onde as fabricantes tenham deixado de apostar. Como é o exemplo da Vivo com o seu X80 Pro, onde temos um sensor de impressão digital tão grande, que até pode utilizar dois dedos. Ou onde até pode aceder duas aplicações, à sua escolha, diretamente, através da autenticação de uma impressão digital.

Mas esquecendo o Vivo, que acaba por ser um outlier neste mercado, onde a grande maioria dos sensores embutidos no ecrã são francamente maus… Também temos visto uma outra forma de lidar com o sensor de impressão digital, ao mesmo tempo que se garante a fiabilidade, segurança e fluidez da experiência, e caso não saiba, novas funcionalidades!

Em suma, o Zenfone 9 que temos para teste mudou a forma como interagimos com o nosso aparelho do dia-a-dia, graças ao seu botão ‘ZenTouch’, que além de sensor de impressão digital, é também um botão smart extremamente bem colocado.

Sensor de impressão digital na lateral, em vez de no ecrã? É melhor?

É verdade que o sensor no ecrã parece oferecer uma experiência mais premium. Mas vamos ser honestos… O sensor lateral físico continua a ser mais rápido, mais fiável, e por isso mesmo, mais prático.

Além disso, com este tipo de implementação, pode pegar no smartphones, no seu bolso, já com o dedo no sítio correto, em vez de andar à procura do espaço de desbloqueio. Isto já para não falar das sempre chatas situações onde possa ter o ecrã sujo, ou molhado, o que dificulta sempre a autenticação.

Botões smart com impressão digital? Sim!

No caso do Zenone 9, posso tirar o aparelho do bolso já desbloqueado, e assim que o meto ao alcance dos meus olhos, posso fazer um ‘swipe’ para baixo para as notificações. Ou seja, já estou a interagir com o smartphone, e ainda nem sequer toquei no ecrã. É também possível programar outros gestos, ou a abertura de certas aplicações, a partir da definições do aparelho. Imagine, abrir o Instagram com dois toques no botão, ou abrir a aplicação da câmera com um toque mais longo. É um sistema muito bem conseguido!

Em suma, será que andamos enganados, e a forma budget do sensor é na verdade a melhor?

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.