(Primeiras Impressões) ASUS Zenfone 9: Um ‘pocket-rocket’

(Primeiras Impressões) ASUS Zenfone 9: Nas últimas semanas, temos vindo a dizer que além do já anunciado ROG Phone 6, um aparelho que promete ser o mais poderoso do mercado até à chegada da nova vaga de smartphones de 2023, a ASUS tinha uma grande (na verdade bastante pequena e compacta) surpresa para anunciar.

Estava obviamente a falar do Zenfone 9! Um aparelho que já tinha tido a oportunidade de ver há algumas semanas atrás, e que de forma muito curiosa, rapidamente me deixou a ideia que tinha tudo para ser uma bomba, isto claro, caso a ASUS conseguisse acertar no preço.

Afinal de contas, estamos a falar de um aparelho que aposta num formato mais compacto, algo extremamente raro no mundo Android, mas que ainda assim, traz tudo do bom e do melhor em termos de hardware.

É um dos aparelhos mais pequenos, mas mais poderosos, do ecossistema Android. Vamos por partes?

(Primeiras Impressões) ASUS Zenfone 9: Um ‘pocket-rocket’

Especificações Técnicas

  • SoC: Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1
  • Ecrã: 5.9” capaz de uma resolução FHD+ e 120Hz (AMOLED Samsung)
  • Memória: 6/8/16GB de memória LPDDR5
  • Armazenamento: 128/256GB UFS 3.1
  • Câmeras:
    • Principal: 50MP com Estabilizador Gimbal Híbrido de 6 eixos (Sensor Sony IMX766)
    • Secundária: 12MP Ultrawide (Sensor Sony IMX363)
    • Frontal: 12MP (Sensor Sony IMX663)
  • Bateria: 4300 mAh com suporte a carregamento rápido de 30W (Carregador na caixa)
  • Dimensões e Peso: 146.5 x 68.1 x 9.1 mm // 169g

Introdução e Primeiras Impressões

Agora que temos as especificações técnicas fora do caminho, podemos dizer que o ASUS Zenfone 9 é uma óbvia evolução do Zenfone 8 do ano passado, ao mesmo tempo que também serve como um ‘mini’ ROG Phone 6.

No entanto, ao contrário da versão do ano passado, a ASUS decidiu focar-se um pouco mais na parte do design… e bem!

Afinal, enquanto o Zenfone 8, apesar de poderoso, era um pãozinho sem sal… O novo Zenfone 9 aparece com um design minimalista, mas com detalhes muito próprios da gigante do hardware ASUS.

De forma muito resumida, este é para mim um dos smartphones mais bonitos, e confortáveis, que tive o prazer de usar em 2022.

Design e Ecrã

Pois bem, estamos a falar de um aparelho com as dimensões de 146.5 x 68.1 x 9.1 mm e apenas 169g de peso. É assim um aparelho que nem vai notar que está no bolso das suas calças, e talvez mais importante que isto, não vai cansar a sua mão de tanto o utilizar.

Sim, é verdade que a grande maioria dos utilizadores quer, ou pelo menos pensa que quer, um smartphone extremamente grande, com ecrãs quase a tocar nas 7 polegadas. Sendo exatamente por isso que a Sony falhou em ter sucesso com os seus smartphones compactos, durante vários anos. Mas será que tudo isto faz sentido? Isso é uma questão que apenas você poderá responder. Pessoalmente, estou rendido!

Aliás, quando fui pegar no meu Vivo X80 Pro para tirar fotos ao Zenfone 9, apenas pensei “Que pesado! Eu andava com isto!”. Por isso, meti o Zenfone 9 ao lado de dois dos topo de gama do mundo Android atual.

Zenfone 9 no meio de dois “gigantes” do mundo Android

Quanto ao design propriamente dito, os grandes detalhes a salientar é o seu tamanho, peso, e grossura das duas câmeras traseiras.

Isto nunca esquecendo o acabamento rugoso da traseira!

Que além de dar um feeling super premium, evita as sempre chatas impressões digitais, e claro, faz com que o aparelho não escorregue em toda e qualquer superfície, como é cada vez mais normal no mundo dos smartphone.

Além disto, temos a permanência da cada vez mais rara entrada de auscultadores de 3.5mm, e da grande novidade que é o botão inteligente ‘Zen Touch’. Para que serve este botão? Bem, para aquilo que você bem entender, visto que além de sensor de impressão digital, pode ser personalizado para várias ações à sua escolha.

Quer baixar o painel de notificações com um gesto para baixo? Força, tem lá essa opção. Quer manter o botão premido para lançar uma aplicação? Basta escolher a app. Quer carregar 2x e inicializar a câmera? Também é possível.

É um botão, que pelo menos até aqui, tem transformado a forma como utilizo um smartphone. Não é perfeito, visto que por vezes parece ser demasiado sensível. Mas o potencial está todo lá.

Performance

Bem… O que dizer de um aparelho baseado no Qualcomm Snapdragon 8+ Gen1? Isto é na verdade, uma versão mais pequena do ROG Phone 6 que a ASUS lançou há algumas semanas atrás. Meus amigos, isto não é dizer pouco.

O aparelho faz o que você quiser, e nem aquece. Tudo é fácil para o Zenfone 9.

Câmeras

Uma das coisas que assusta os consumidores nos aparelhos compactos, é a mania das fabricantes de ‘cortar’ uma das lentes. Isto tem impacto no Zenfone 9? Bem, no meu uso até aqui, não! A performance fotográfica tem sido simplesmente incrível.

Isto já para não falar da estabilização ótica do sensor principal, que em vídeo, faz um autêntico brilharete. Mas nada melhor que ver as imagens que partilho com vocês.

Bateria

Além dos ‘cortes’ nas câmeras, um smartphone mais pequeno e mais compacto, normalmente também significa uma bateria significativamente abaixo daquilo que é normal. Neste caso, estamos a falar de uma célula de 4300mAh. É suficiente? Bem, para mim tem sido! O Snapdragon 8+ Gen1 é bastante mais eficiente relativamente ao Snapdragon 8 Gen 1 original, e isso nota-se no Zenfone 9. Para ajudar, temos também um ecrã OLED com uma taxa de atualização de frames dinâmica.

Em suma, tenho conseguido mais que um dia de utilização exigente, sem grandes problemas. É também preciso salientar que temos aqui um carregador incluído de 30W.

Preço e Disponibilidade

ASUS Zenfone 9 foi anunciado hoje e já disponível em pré-venda com um PVP recomendado partir de 829 euros.

Se é o preço que eu desejaria? Não. Afinal, o ZenFone 8 custava 699€. Contudo, é preciso ter em conta que os tempos mudaram, e na verdade, a versão de 2022 está uns quantos furos acima do smartphone do ano passado.

Conclusão

Quer um aparelho pequeno, robusto, e super rápido? Naquilo que mais parece o VW Golf GTI do mundo Android? Bem, o Zenfone 9 é tudo isto e muito mais.

Nos próximos dias vamos publicar a nossa análise detalhada ao aparelho. Fique atento.

Saiba mais sobre o aparelho aqui.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

REVIEW POR CATEGORIAS

Pontuação (Mini-Review)

EM RESUMO

Quer um aparelho pequeno, robusto, e super rápido? Naquilo que mais parece o VW Golf GTI do mundo Android? Bem, o Zenfone 9 é tudo isto e muito mais.

Subscrever

Outros artigos

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...

Android: resolva agora os problemas mais comuns!

O Android é um sistema operativo muito intuitivo, fiável...

Como ter três meses de Spotify totalmente grátis!

Ninguém gosta de passar ao lado de uma boa...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.
(Primeiras Impressões) ASUS Zenfone 9: Um 'pocket-rocket'Quer um aparelho pequeno, robusto, e super rápido? Naquilo que mais parece o VW Golf GTI do mundo Android? Bem, o Zenfone 9 é tudo isto e muito mais.