É inegável que a muito esperada Nintendo Switch 2 representa um salto qualitativo incrível face à consola originalmente lançada em 2017. Porém, muitos jogadores ficaram desapontados com o facto de o ecrã continuar a ser um IPS LCD, em vez de uma versão OLED, como aconteceu com o “refresh” da consola original, a muito elogiada Nintendo Switch OLED.
É exatamente por isso que, apesar do facto de a Nintendo Switch 2 ainda não ter saído, já se fala numa possível versão OLED.
Samsung quer uma Switch OLED. A Nintendo também quer?
É curioso, mas já não estamos a falar de rumores soltos na internet. Segundo a Bloomberg, a própria Samsung, que é uma das parceiras de hardware da Nintendo, está a pressionar a gigante japonesa para lançar um refresh da consola com ecrã OLED… O quanto antes. Ou seja, um pouco mais cedo do que se esperava!
Sim, a Nintendo Switch 2 OLED iria sempre acontecer. Até porque foi uma autêntica mina de ouro. Mas a Samsung quer começar a meter as mãos nas pepitas mais cedo.
O que está a acontecer?
Neste momento, a Samsung prepara-se para produzir em massa os processadores de 8nm que vão alimentar a nova Switch 2. Estamos a falar de 20 milhões de unidades, prontas a serem enviadas até março de 2026. Curiosamente, isto é bem acima do que a Nintendo previa vender nesse período, que seriam “apenas” 15 milhões de consolas.
Mas o mais interessante não passa pelo número de chips. O mais interessante é a informação de que a Samsung quer mesmo que o próximo refresh da consola traga um painel OLED. Um ecrã à altura do que já vimos na Switch OLED lançada em 2021, e que muitos consideram o melhor display já posto numa portátil Nintendo.
Porquê? Simples, a Samsung é líder na produção de ecrãs OLED e, claro, tem todo o interesse em ver os seus painéis nas consolas da Nintendo. A pressão faz sentido, e não é difícil imaginar que a gigante japonesa esteja a considerar a proposta. Até porque um refresh a meio do ciclo de vida da consola encaixa perfeitamente na estratégia habitual da marca.
Por isso, se estavas a pensar comprar a nova Switch 2 logo no lançamento, talvez valha a pena esperar. O upgrade para OLED parece cada vez mais inevitável, e com a Samsung a bater à porta, pode acontecer mais cedo do que se imagina.