SSD Samsung

A Samsung quando se mete num mercado não é para brincar, e o mundo dos SSDs é um exemplo perfeito desta ideologia! Afinal de contas, os novos SSDs da gigante Sul Coreana são capazes de alcançar as velocidades de leitura de 8000 MB/s, enquanto as de escrita ficam pelos 3800 MB/s… Ah, e já vos disse que não morrem?

Estamos a falar de SSDs que vão chegar a um mercado empresarial com capacidades a começar nos 800GB e a chegar até aos 30 TBs.



Ou seja, em boa verdade, é um SSD que não é para nós, os mais comuns dos mortais… Mas que mostra todo o potencial da tecnologia Samsung neste mercado!

Samsung SSD

A grande promessa da Samsung é de alta durabilidade e de prevenção de falhas que no fundo é essencial para o uso em servidores de alta capacidade. Afinal, neste tipo de mercado todos os dispositivos de armazenamento ficam sob imenso stress, algo que obviamente pode comprometer a integridade dos dados e até a durabilidade dos componentes.

Claro que a promessa de ‘Nunca Morrer’, não é nada mais nada menos do que garantir que a drive continua a funcionar, mesmo que algum componente falhe. Ou seja, estes SSDs não são nenhum Super-Homem do armazenamento! Mas trazem uma funcionalidade muito interessante para um mundo em que a durabilidade e consistência é tudo.

Com a chegada do standard PCIe 4.0, os SSDs chegaram a níveis de performance completamente novos! 

Assim, com esta tecnologia, temos a capacidade de chegar aos 3800 MB/s na gravação sequencial de dados, enquanto na leitura é possível chegar a uns impressionantes 6400 MB/s no formato U.2 e 8000 MB/s no formato 2.5.

Além da nova tecnologia que torna possível o funcionamento mesmo com módulos de armazenamento avariados. As novas drives Samsung contam ainda com outras funcionalidades super avançadas! Uma delas é a possibilidade de dividir um único dispositivo em 64 SSDs virtuais. Além disto, temos ainda a integração de Inteligência Artificial para monitorizar a operação do disco, reforçando a premissa que os dados ficam sempre seguros.

Os preços vão ser tudo menos simpáticos… Mas o futuro é brilhante!

Com um grande foco no mundo dos servidores, estes produtos ainda não têm um preço associado. Ainda assim, com a implementação desta tecnologia no mundo real, é apenas uma questão de tempo até que algo do género chegue aos utilizadores normais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.