Um SSD cheio mantém o mesmo nível de performance?

Caso não saiba, os discos rígidos tradicionais (HDD) começam a ficar mais lentos, quanto mais informação armazena na drive. Aparecendo um aviso, quando fica perigosamente perto dos 100%.

Mas como hoje em dia, o armazenamento SSD é cada vez mais ‘standard’ nos dias que correm…

Será que faz sentido deixar uma certa percentagem livre no SSD do nosso PC?



Ora bem, caso não saiba, todos os SSDs saem das linhas de produção com uma certo nível de ‘overprovisioning’. Ou seja, por exemplo, um disco de 240GB é na realidade um SSD de 256GB. Com os 16GB ’em falta’ a ficarem reservados para estas situações extremas, de falta de memória.

um SSD

Portanto, a grande maioria das fabricantes deixam 7% do armazenamento total como ‘overprovisioning’. Enquanto outros como a Samsung, até aconselham 10%, se por acaso vai ter workloads pesados na sua máquina.

Ainda assim, se por ventura a sua performance começar a cair, quando ultrapassar os 75% de capacidade do seu SSD… Talvez seja boa ideia comprar um novo SSD, com maior capacidade. Visto que se chegar aos perto do limite de armazenamento, não existe nível de overprovisioning que o safe.


Armazenamento SSD vs HDD: Vale a pena comprar um SSD com 1TB?

um SSD

Na minha opinião, todos os PCs deveriam de ter um disco principal SSD, para aumentar a velocidade da inicialização do sistema operativo, tempo de carregamento dos jogos, e claro performance das aplicações que utilizamos no nosso dia a dia.

Aliás, normalmente, quando algum leitor da Leak.pt me pede algum conselho para aumentar a velocidade do seu fiel mas velhinho portátil ou PC desktop, a minha sugestão é sempre a mesma… Meter um SSD e aumentar a memória RAM.



Afinal de contas, os SSDs nunca foram tão baratos como são hoje em dia!

Leia aqui o resto do artigo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Spotify: nova versão está a dar cabo da bateria do iPhone!

O Spotify é sem dúvida uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo para se ouvir música. Isto tanto no sistema operativo Android...

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!