Samsung prepara projetor holográfico para smartphones e não só

Na última década a Samsung tem tido um papel muito importante no desenvolvimento do mercado de smartphones. De facto, no campo do sistema operativo Android e sem desprimor para as outras marcas, a Samsung e a Huawei têm marcado as tendências. O gigante coreano não só fabrica smartphones, como muitos componentes, incluindo memória, painéis e câmeras. Agora quis ir ainda mais longe e prepara algo realmente inovador. Ou seja, um projetor holográfico.

Samsung prepara projetor holográfico para smartphones

De acordo com uma patente recém-concedida, a Samsung está a desenvolver uma doca que pode projetar hologramas 3D no ar. Algo muito Star Wars. A patente para a referida doca foi arquivada no USPTO em 2018 e foi concedida a 19 de setembro de 2019.

projetor holográfico

Seguindo as ilustrações da patente, a Samsung prevê que a nova doca seja de natureza interativa; portanto, além de projetar modelos 3D, os utilizadores também poderão interagir com o que é projetado. Entretanto, os esquemas revelam possíveis funcionalidades, como o botão de pausa e reprodução, para controlar a reprodução de música e não só.

Para além disso, outra imagem da patente parece demonstrar a interação com posts em redes sociais e notificações que entretanto vão chegando.

Como é que a tecnologia funciona?

A patente revela que esta tecnologia é composta por três componentes principais, que incluem um ecrã “edge”, uma parte de um espelho e outro elemento reflexivo. Como o próprio nome sugere, o tal ecrã edge faz lembrar um ecrã curvo como o que estava presente no Samsung Galaxy S6 Edge.

Entretanto a parte do espelho é tal e qual um espelho convencional que reflete quaisquer raios de luz que caem sobre ele. Por fim, o tal elemento reflexivo é semelhante aos refletores de segurança que são frequentemente vistos nos veículos a motor.

projetor holográfico

Os três componentes estão posicionados num determinado ângulo de modo a projetar o resultado desejado. Para esse efeito, os utilizadores apenas necessitam de colocar o smartphone na doca, o que contribui para manter em simultâneo a bateria carregada.

Além de incorporar a tecnologia numa docking station, a Samsung também parece querer incluir esta configuração em alti-falantes inteligentes, capas para smartphones e até nos painéis dos veículos. Realmente parecem-me aplicações excelentes que vão dar um toque muito futurista aos dispositivos.

Ou seja, a Samsung parece ter conseguido dominar a forma de executar adequadamente a tecnologia. No entanto, pode levar algum tempo até que os produtos sejam lançados. Tudo isto leva tempo a implementar e sobretudo a testar.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Natal de 2021 pode ser sem smartphones! Escassez aumenta!

Os fabricantes de smartphones não estão a ter uma vida fácil e de facto podemos dizer que se preparam para atravessar uma situação muito...

O kit de memória RAM DDR5 mais estranho é da Galax

Hoje em dia, as fabricantes de componentes de alta performance para o mundo dos PCs, têm de arranjar designs interessantes na parte visual, mas...

Windows 11 igual ao Windows 10: Problemas nas impressoras!

É caso para dizer... Tal pai, tal filho! Afinal de contas, o Windows 11, que diga-se de passagem, está a ter um lançamento com...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!