Porque é que a grande maioria dos jogos de consola correm a 30FPS!?

Porque é que a grande maioria dos jogos de consola correm a 30FPS!? – Como deve saber, além da velhinha guerra PlayStation vs Xbox, existe uma outra bastante mais elitista, e não… Não estamos a falar da Nintendo que apesar de também estar no mercado das consolas, parece ter o seu próprio mercado. Estamos obviamente a falar da guerra Consolas vs PC! Onde o RGB é obrigatório, o OC é eterno e os FPS devem pelo menos chegar aos 144FPS para alimentar o clássico monitor #PCMasterRace.

Aliás, escusado será dizer que longe vão os dias em que vários especialistas vieram a público dizer que o PC Gaming estava morto, e que o futuro pertencia às consolas! Aliás, se for ver bem os componentes das atuais e futuras consolas da Microsoft e Sony, vai perceber que estamos a lidar com hardware muito parecido ao que podemos encontrar no mundo dos PCs.



Consolas: Porque é que os jogos de consola andam quase sempre nos 30FPS ‘Locked’?

jogos de consola

Portanto, ao contrário de um computador, as consolas são lançadas como um pedaço de hardware que nunca poderá trocar componentes como o CPU ou a placa gráfica. Ou seja, como a consola chega ao mercado, é como irá ficar até ao fim da sua vida.

Por isso, o ‘lock’ que muitas vezes vemos nos FPS de um jogo, é devido à consistência necessária para manter o título agradável aos olhos do utilizador! Em suma, as consolas não têm o poder gráfico ou computacional para manter uns consistentes 60 FPS (ou mais) em qualidade HDTV.



Assim, os 30 FPS ‘locked’, ou seja, um framerate que nunca cai abaixo deste número, irá oferecer uma experiência de jogo muito melhor em relação a um jogo que pode chegar aos 45 FPS num cenário, mas logo a seguir desce para uns míseros 20 FPS, devido à qualidade gráfica ou inimigos no ecrã.

jogos de consola
Exemplo de “Screen Tearing”

Isto já para não falar do ‘Screen Tearing’, que no fundo é uma imagem que resulta de vários pedaços de frame a aparecer no mesmo ecrã. Tudo graças ao atraso computacional existente dentro da própria consola. Aliás, por vezes até poderá dar a sensação de ‘revista rasgada’, o que para muitos utilizadores é horrível…

Por isso, é preferível para um jogo de consola ficar pelos 30 FPS estáveis. Do que ter de lidar com todos os problemas da queda de frames.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

As primeiras reviews relativas ao iPhone 13 chegaram à Internet!

A gama de smartphones iPhone 13 foi recentemente anunciada pela gigantesca Norte Americana Apple. Sendo recebida com um misto de 'piadas', devido ao facto...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alertações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Netflix lança plano grátis sem publicidade mas não para todos!

A Netflix quer ser forte em todos os mercados. Enquanto nuns é mais fácil dadas as características e a abertura do público a filmes...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!