Samsung lança quatro novos sensores para smartphones

A Samsung anunciou quatro novos sensores de câmara com tecnologia ISOCELL Plus e Smart ISO. A nova gama é composta pelo sensor ISOCELL HM2 de 108 megapixéis, ISOCELL GW3 de 64, ISOCELL GM5 de 48 e ISOCELL JD1 de 32. A Samsung conseguiu reduzir o tamanho destes sensores ao optar por tamanhos de pixéis menores. 0.7μm em oposição aos 0.8μm da geração anterior. Isto na prática traduz-se num tamanho 15% inferior ao nível dos sensores. O mesmo se passa com os módulos que são 10% mais pequenos.

Samsung lança quatro novos sensores para smartphones

Entretanto um tamanho de pixel mais pequeno significa que os sensores não vão ser capazes de capturar tanta luz como os modelos maiores. Assim, a Samsung lançou o ISOCELL 2.0, que tenta oferecer bom desempenho em condições de baixa luminosidade. Isto é a resposta à redução do tamanho dos pixéis. Esta tecnologia melhora a sensibilidade à luz dos pixéis individuais em até 12%, de acordo com a Samsung.

Samsung sensores

O ISOCELL HM2 é o terceiro sensor de imagem de 108 megapixéis da Samsung depois do HMX e HM1. O novo sensor 108 MP é cerca de 15 por cento mais pequeno do que os antecessores baseados em 0,8 μm. Entretanto, o GW3 é um sensor de imagem de 64MP otimizado para dispositivos convencionais. Graças ao tamanho de pixel mais pequeno, o tamanho óptico do GW3 é quase idêntico ao do sensor de imagem de 48Mp com 0,8 μm da Samsung. Este sensor suporta gravação de vídeo com resolução de até 4K a 60 fps.

Já o GM5 é um sensor de imagem de 48MP desenvolvido para utilização em câmaras telescópicas ou ultra-grande angular, enquanto o JD1 é o menor sensor de imagem de 32MP do setor com 1/3,14 polegadas. Isto torna-o na solução ideal para smartphones com ecrãs sem moldura que possuem um furo ou um sistema pop-up para a câmara frontal.

O Samsung ISOCELL HM2, GW3 e JD1 estão a ser produzidos em massa enquanto a empresa está a testar o GM5.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!