Nos últimos anos temos sentido uma enorme evolução nas cameras dos telemóveis. Uns afirmam que têm melhores imagem que outros.
Lentes e ópticas com diversos fabricantes e truques. Mas há uma constante nos últimos anos: a omnipresença dos sensores SONY.
De facto todos os maiores fabricantes nos seus flagships têm usado estes sensores. Estamos a falar da Apple, Samsung, HTC, Google e Huawei.
Se tens no teu bolso um topo de gama de uma destas marcas é provável que tenhas um sensor SONY na camera. E isto depois verifica-se por todas as gamas com mais ou menos relevância. Até mesmo a OnePlus os usa como fabricante exclusivo.
O Contra Ataque da SAMSUNG
Mas a Samsung já começou a ripostar há uns anos. Entrou no mercado com alguns sensores de elevada qualidade, e a pouco e pouco começou a colocar na sua gama alta estes sensores, mas de forma parcial.
Caso tenhas um Samsung S7, S8 ou Note 8 com processador Qualcomm, terás um sensor SONY. Caso seja um processador Exynos, o sensor será um dos Samsung.
Os dois novos sensores com que a Samsung irá tentar dominar o mercado
A Samsung anunciou esta semana dois novos sensores da gama ISOCELL Fast. Ambos contêm a tecnologia Dual Pixel que se tornou indispensável nas máquinas DSLR, e agora mirrorless.
Com esta tecnologia cada pixel de captura de imagem tem também associado outro pixel que ajuda no autofocus. Isto permite focagens quase instantâneas com uma enorme qualidade. E também melhora técnicas de desfocagem como o bokeh.
Os sensores apresentam-se com uma dimensão geral muito reduzida, sendo que a espessura é o ponto chave dessa mesma redução. Com isso podemos esperar telemóveis para o próximo ano com cameras de alta qualidade, e melhores capacidades de focagem. E melhor, com este tipo de redução também podem ser usados em sistemas de dual camera, ou mesmo em cameras frontais.
Os sensores diferem entre sim no tamanho físico, e claro no tamanho de imagem geradas. Um deles 12 Megapixeis, outro a 24. No passado vimos vários fabricantes a optarem por 12 Megapixeis nas suas composições de dual camera. Sendo que o motivo do tamanho geral, e espessura em particular, foram um dos problemas. E a maioria nem se livrou da inestética protuberância que a Samsung agora visa combater..
Agora é esperar que os vários fabricantes coloquem bons sistemas ópticos com estes sensores, e depois vamos lá testar. E claro, ver a reacção da SONY, que nisto é sempre bom para todos haver competição.
Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.
Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.