Samsung anuncia novos sensores ISOCELL com Dual Pixel e não só

40541
0
Share:

Nos últimos anos temos sentido uma enorme evolução nas cameras dos telemóveis. Uns afirmam que têm melhores imagem que outros.

Lentes e ópticas com diversos fabricantes e truques. Mas há uma constante nos últimos anos: a omnipresença dos sensores SONY.

De facto todos os maiores fabricantes nos seus flagships têm usado estes sensores. Estamos a falar da Apple, Samsung, HTC, Google e Huawei.

Se tens no teu bolso um topo de gama de uma destas marcas é provável que tenhas um sensor SONY na camera. E isto depois verifica-se por todas as gamas com mais ou menos relevância. Até mesmo a OnePlus os usa como fabricante exclusivo.

O Contra Ataque da SAMSUNG

Mas a Samsung já começou a ripostar há uns anos. Entrou no mercado com alguns sensores de elevada qualidade, e a pouco e pouco começou a colocar na sua gama alta estes sensores, mas de forma parcial.

Caso tenhas um Samsung S7, S8 ou Note 8 com processador Qualcomm, terás um sensor SONY. Caso seja um processador Exynos, o sensor será um dos Samsung.

Os dois novos sensores com que a Samsung irá tentar dominar o mercado

A Samsung anunciou esta semana dois novos sensores da gama ISOCELL Fast. Ambos contêm a tecnologia Dual Pixel que se tornou indispensável nas máquinas DSLR, e agora mirrorless.

Com esta tecnologia cada pixel de captura de imagem tem também associado outro pixel que ajuda no autofocus. Isto permite focagens quase instantâneas com uma enorme qualidade. E também melhora técnicas de desfocagem como o bokeh.

Os sensores apresentam-se com uma dimensão geral muito reduzida, sendo que a espessura é o ponto chave dessa mesma redução. Com isso podemos esperar telemóveis para o próximo ano com cameras de alta qualidade, e melhores capacidades de focagem. E melhor, com este tipo de redução também podem ser usados em sistemas de dual camera, ou mesmo em cameras frontais.

Os sensores diferem entre sim no tamanho físico, e claro no tamanho de imagem geradas. Um deles 12 Megapixeis, outro a 24. No passado vimos vários fabricantes a optarem por 12 Megapixeis nas suas composições de dual camera. Sendo que o motivo do tamanho geral, e espessura em particular, foram um dos problemas. E a maioria nem se livrou da inestética protuberância que a Samsung agora visa combater..

Agora é esperar que os vários fabricantes coloquem bons sistemas ópticos com estes sensores, e depois vamos lá testar. E claro, ver a reacção da SONY, que nisto é sempre bom para todos haver competição.

Share:

Dê a sua opinião