Depois de uma longa espera, o Galaxy Fold da Samsung está a ser enviado para clientes em todo o mundo. No entanto, esta empresa já olha para a próxima versão deste dispositivo. Os rumores já estão a circular na Internet e agora já sabemos o que podemos esperar do novo dispositivo que pode muito bem chamar-se Galaxy Note Fold.

Samsung Galaxy Note Fold: a próxima grande aposta da Samsung?

Um pedido de patente submetido pela Samsung e detectado pelo site LetsGoDigital, aborda um método para detecção de gestos com os dedos e a utilização da S-pen em ecrãs dobráveis sensíveis ao toque. Entretanto, a patente concentra-se especificamente em partes do ecrã que estão sujeitas a dobrar.

Esta área requer atenção especial por alguns motivos. Primeiro, a área do ecrã que dobra tem um suporte pior devido à dobradiça e a outras partes móveis que estão por dentro. Isto torna-a mais delicada e sensível à pressão. Em segundo, quando se trata de algo como a S-Pen, que tem uma área de contato muito menor com o ecrã comparativamente ao dedo, a situação complica-se ainda mais.

Galaxy Note Fold

A primeira situação pode ser resolvida com materiais melhorados. Também com um melhor design. O outro exige uma solução mais complicada.

No Galaxy Note atual é possível detetar facilmente a S Pen. Mesmo quando ela está levemente acima do ecrã. O ecrã é plano, assim não há pontos mais afastados e aproximados da caneta. Com os dobráveis tudo muda. Numa superfície curva há pontos mais próximos e outros mais afastados.

Para resolver este problema, o dispositivo deve ser capaz de determinar o estado exato do ecrã.

Se está desdobrado, dobrado (dobras externas também são suportadas) ou semi-dobrado e se a S Pen está dentro da área que dobra.

Logo a seguir, os algoritmos determinam a posição correta do cursor e mais especificamente onde está a S Pen. Embora isto pareça um problema trivial para resolver, aparentemente descobrir o ponto correto da S Pen é algo tão complexo que valeu a pena patentear a solução.

Entretanto, é interessante percebermos que as ilustrações nesta patente mostram um dispositivo com duas dobradiças que dobram em forma de Z. É assim algo que também estava presente noutros leaks. A adição da S Pen a um dispositivo dobrável pode ser um sinal de que a Samsung pode juntar as duas gamas e criar uma Galaxy Note Fold.

Leia também:

As cinco melhores e piores coisas do Samsung Galaxy Note10

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.