A Samsung tem provado ao longo de muitos anos de mercado, que sabe fazer smartphones, afinal de contas, não é por acaso que lidera o mundo Android com um autêntico punho de ferro.
Estamos a falar de uma marca, que apesar de alguns erros, está constantemente na boca dos utilizadores, e conta constantemente com ofertas extremamente aliciantes, seja no campo do design, ou no da performance.
Dito isto, nos últimos anos, a estratégia da Samsung para as gamas médias de smartphones tem mudado um pouco. Ao tentar levar funcionalidades próprias de um topo de gama, para aparelhos mais amigos da carteira. Por vezes, algumas destas funcionalidades até chegam mais cedo à gama média, do que às gamas mais altas.
Será que o novo Samsung Galaxy A53 5G traz um pouco dessa magia? Oferece algo que simplesmente não poderemos encontrar noutro lado qualquer? Vale realmente a pena?
Em género de resumo, tenho a garantir que o essencial está cá! Temos um ecrã AMOLED de 120Hz, um modulo de câmeras frontal e traseiro de qualidade e até um áudio que impressiona mesmo em ambientes difíceis.
No entanto, quando o assunto é uso diário, para a sua gama de preços na minha opinião o equipamento deixa a desejar, porquê?
Vamos por partes!
Samsung A53 5G – Design
Este é o campo onde a Samsung raramente falha, e neste Samsung A53, temos a famosa frase de que “em equipa que ganha não se mexe“. Ao fim ao cabo, os modelos do ano passado foram bem recebidos, contudo, em 2022, temos uma surpresa menos boa.
A verdade é que apesar de ser um “novo” smartphone, em uso ‘normal’, o A53 parece ser apenas uma atualização interna do A52 de 2021.
Assim sendo, conta com umas bordas finas para o ecrã semelhantes ao seu antecessor. No entanto, não impressionam quando comparadas a gamas como a Galaxy S20, S21 ou a mais recente S22.
Além disto, a sua traseira assemelha-se à gama Galaxy S, o que são boas notícias, mas também são más notícias. Porque lá está, longe vão os tempos de traseiras de vidro, no mundo Samsung Galaxy.
É exatamente por isso que quando o assunto é sensação ao toque, temos aqui a sensação que estamos na gama média da gama média. Um ponto que poderá conseguir ajudar a manter o preço mais baixo. Mas não se deixe enganar aqui.
Ecrã
Tal como seria de esperar, o ecrã é também um dos pontos em que a Samsung simplesmente não falha. Assim sendo, podemos contar com um painel 6.5” AMOLED de qualidade no A53 5G, com ótimas cores, contraste e uma atualização variável até 120 Hz como cereja em cima do bolo.
Com a chegada dos 120Hz ao Samsung A53 5G, temos agora uma experiência de ecrã super fluída e suave na utilização diária!
Ainda em detalhes do ecrã, mas já a falar das câmeras, contamos com um sensor frontal embutido no centro superior. Aqui, claro está, pode utilizar este sensor também para o desbloqueio facial, existindo ainda um sensor de impressões digitais embutido no centro inferior que funciona muito bem.
Nos dias de teste, senti ambas estas soluções de segurança funcionam muito bem. Com uma resposta mais rápida que o seu antecessor em que senti alguma demora. Aqui tudo funciona de forma mais fluida e o reconhecimento facial não tende a falhar tanto.
Análise Samsung Galaxy A53
Potência e Performance
Ora bem, a Samsung decidiu ser um pouco mais ‘caseira’, e por isso, este ano colocou o seu próprio processador Exynos 1280 neste A53 5G. No papel, a performance chega e sobra para a gama, mas na realidade senti algum delay (atraso) na utilização simples e mais banal.
Em poucas palavras, o Exynos 1280 é ótimo para a utilização no geral. Mas não tenha as expetativas demasiado altas para este menino. Afinal, é possível utilizar várias janelas abertas, com aplicações de fundo e a câmera sem nenhum problema… Mas, neste campo, a fluidez fica lá fora.
Fica a ideia de que alguns destes atrasos não se devem ao hardware em si, mas à otimização do software da Samsung. Ao fim ao cabo, após a mais recente atualização, tudo melhorou.
Entretanto, a nível de armazenamento temos 128/256 GB e 4/6/8 GB de RAM.
Performance em jogos
Quando falamos em jogos, a verdade é que para a aplicação mais casual este CPU é um autêntico overkill. No entanto, claro que se lhe atirar um jogo mais pesado, vai sentir que são necessários alguns compromissos, como baixar a qualidade para uma experiência mais fluida.
Dito isto, já na autonomia, o Exynos 1280 e a bateria de 5000 mAh surpreendem!
Posso afirmar que mesmo com a minha utilização diária rigorosa, o equipamento durou todo o dia em grande. Ou em termos mais reais, a rondar quase dois dias de utilização mais regular. No entanto, se a autonomia é boa, o carregamento não é bem assim e por uma razão obvia…
Afinal de contas, a falta de carregador chegou agora à gama média com este Samsung Galaxy A53. Sim, leu bem, não vem carregador incluído na caixa do equipamento e carregar com outros carregadores levou em média em 2-3 horas.
A meu ver, isto não faz sentido algum, até porque estamos a falar de um equipamento que ronda os 479€. Não temos capa de silicone, não temos carregador (apenas o cabo) e até o carregamento wireless continua na gaveta da Samsung. Pois é, nos dias de hoje, nem na gama média estamos a salvo.
Galaxy A53 – Áudio e Câmeras
Sendo, claro, curto e conciso a verdade é que temos um áudio com dual speaker de qualidade. Aliás, além da qualidade temos muito volume, claridade e distinção entre médio, agudo com algum bass à mistura. Neste campo fiquei bastante satisfeito com a oferta.
O Samsung Galaxy A53 5G traz uma experiência de som acima da média, com uma configuração stereo surpreendente!
Tal como o seu antecessor o A52, ao retirar da caixa o Dolby Atmos vem desativado, mas mesmo assim temos bom áudio, mas o agudo é menos notável. Já com o Dolby Atmos, temos um agudo muito distinto, com mais claridade de som em toda a escala. Contudo, tenha em conta que isto afeta a sua autonomia.
Câmeras
Já nas câmeras, vou sem paninhos quentes, temos muita qualidade aqui para dar e vender. O modulo traseiro e a câmera frontal, não o vão desiludir e até o processamento da marca ajuda imenso para um bom contraste em todos os momentos.
A nível especifico os sensores são:
Frontal
- 32MP, f/2.2
Traseiro
- 64MP, f/1.8 Wide
- 12MP, f/2.2 Ultrawide
- 5MP, f/2.4 Macro
- 5MP, f/2.4 Depth
Em suma, temos aqui um equipamento para todo o tipo de ocasiões e apenas um ponto negativo, que parece ter sido resolvido no último update. Ainda assim, senti demasiadas vezes, um delay entre carregar na câmera e mesma estar pronta a fotografar. Veja alguns resultados em baixo.
Conclusão
Em suma, senti que o novo Samsung Galaxy A53 5G é como que apenas um “refresh” ao seu antecessor. Contudo, isto é bom em muitos aspetos, ou seja, temos os pontos principais bem preenchidos aqui. Estou a falar de boa câmera frontal e modulo traseiro, um áudio forte e de qualidade, resistência à água e pó IP67 e um ecrã AMOLED de 120Hz que impressiona.
No entanto, a começar nos 479€, tenha em conta que tem aqui um smartphone com acabamentos em plástico, sem carregador incluído e sem carregamento wireless.
Em outras palavras, tem aqui a oferta certa se quer mesmo a estabilidade, segurança e experiência de um Samsung, sem ir à gama Galaxy S. No entanto, tendo em conta as inúmeras ofertas no mercado atual, a escolha deste A53 5G é cada vez mais complicada em 2022.
Dito isto, se ficou interessado em conhecer o Samsung A53 5G ao pormenores, veja tudo no site oficial da marca. Clique aqui.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!