(Análise) Galaxy A72: Muito perto de ser o melhor na sua gama!

A Samsung é uma gigante no mundo dos smartphones, que verdade seja dita, ao longo dos anos tem garantido aos consumidores um vasto leque de equipamentos, ao mesmo tempo que apresenta alternativas para todas as carteiras. Aliás, nos últimos anos até temos visto um renovado foco nas gamas mais baratas, com a introdução de algumas especificidades que por vezes nem encontramos em modelos da gama mais alta.

Dito isto, normalmente, a virtude encontra-se no meio, o que no caso do mundo Samsung, significa olhar para a gama Galaxy A, que tenta conjugar preços apelativos a características topo de gama. Ou seja, toda a experiência de um smartphone de topo da Samsung, sem o preço que infelizmente, nos dias que correm, ronda os quatro dígitos.

Dito tudo isto, temos em teste o ‘famoso’ Samsung Galaxy A72, um aparelho que vem tentar preencher o segmento de mercado que procura por um equipamento de média gama sem demasiados compromissos. Contudo, estamos a falar do topo de gama na sua classe, por isso, o preço deste menino é algo que tem de ser justificado.

Vamos por partes!

Samsung Galaxy A72

Análise Samsung Galaxy A72 – Design e ‘Feeling’

Ora bem, em primeiro lugar temos aqui um equipamento com um ecrã de 6.7 polegadas e uma resolução de 2400 x 1080. Algo que claro está, garante um smartphone de grande porte, mas sem exageros, visto que o ecrã preenche bem a frente do aparelho. Ainda assim, temos de dizer que a borda (margem) não é das mais finas do mercado, especialmente quando olhamos para as gamas S20 e S21.

Quanto ao seu design em si, o equipamento assemelha-se imenso à gama Galaxy S. O que é obviamente uma boa notícia. Especialmente com o seu incrível modulo fotográfico que conta com quatro sensores distintos cheios de qualidade.

Entretanto, quanto ao toque e utilização diária, temos aqui um equipamento com um “feeling” que nos faz imediatamente lembrar que estamos bem dentro da gama média. O que claro, acontece devido à utilização de plástico no smartphone, algo provavelmente necessária para manter o preço do equipamento baixo. (Mas não é assim tão baixo…)

Samsung Galaxy A72

Ecrã

Quando falamos de um smartphone Samsung, 99% das vezes, vamos elogiar o ecrã. Isto porque normalmente são sempre de grande qualidade, tanto no brilho como nas cores. Dito isto, desta vez temos um novo painel com resposta de 90 Hz e 800 nits de brilho máximo.

Estamos a falar de uma experiência em geral mais fluída e suave na utilização mais normal. Aliás, posso afirmar que voltar aos comuns 60Hz é algo que não me agrada de todo.

Dito isto tudo isto, o Galaxy A72 traz um ecrã Super AMOLED Plus com cores muitos vivas e pretos profundos. Além de que temos a opção de escolher entre modos predefinidos de cores diferentes ou até mesmo o ajuste manual.

Samsung Galaxy A72

Ainda sobre o ecrã, mas já a tocar nas câmeras, contamos com um sensor frontal embutido no centro superior, que claro, pode ser utilizada para o desbloqueio facial, existindo ainda um sensor de impressões digitais embutido no centro inferior.

Na utilização diária, notei que ambos funcionam decentemente, mas com alguma demora. A impressão digital é mediana e demora algum tempo a reconhecer o dedo, mas raramente falha. Já o reconhecimento facial tem a tendência de falhar algumas vezes.

Samsung Galaxy A72

Análise Samsung Galaxy A72 – Potência e Performance

Este campo é onde acho que a Samsung devia de ter sido mais rigorosa. Afinal de contas, passamos do Snapdragon 730 para o 720G. No entanto, apesar de superior ao modelo anterior, pelo preço do aparelho, acho que podíamos ter recebido muito mais.

Numa utilização geral tudo corre bem e de forma fluida com o Galaxy A72! Mas…

Contudo, se acha que consegue ter janelas abertas, aplicações de fundo e usar as câmeras fotográficas, tudo ao mesmo tempo sem notar arrasto… Está muito enganado. É uma pena, porque não deve ser assim tão complicado meter um SoC um pouquinho mais poderoso. Aliás, o A52 5G traz um Snapdragon 750G que é bastante mais interessante que este 720G.

Entretanto, a nível de armazenamento temos 128/256 GB, suporte a cartão MicroSD e 4/6/8 GB de RAM.

Samsung Galaxy A72

A nível de jogos, o equipamento executa facilmente tudo o que lhe por em frente. Mas claro, vai notar algum atraso a carregar jogos pesados e por isso, é provável que acabe por optar por utilizar configurações médias para obter a melhor experiência.

Posto isto, nem tudo é mau e o Snapdragon 720G ajuda imenso na autonomia!

Afinal de contas, na minha utilização diária, que é deveras rigorosa, obtive em média até quase dois dias de utilização. Estou a falar de um uso intensivo de muitas horas e funcionalidade ligadas como o Dolby Atmos e claro os 90 Hz.

Para o carregamento, o carregador incluído leva apenas 1h 25 minutos. Mas mais uma vez… O carregamento sem fios ficou na gaveta. Algo que na nossa opinião, não faz grande sentido num aparelho acima dos 400€, em 2021.

Samsung Galaxy A72

Galaxy A72 – Câmeras e Áudio

Antes de mais nada, saiba que o equipamento sai da caixa já com o Android 11 e claro, todos os recursos do One UI 3.1 da Samsung. Isto garante imensas funcionalidades e automações para colocar o equipamento ao seu gosto. Aliás, até no Áudio temos o famoso Dolby Atmos incluído.

O A72 garante uma experiência sonora acima do esperado, com um configuração stereo que surpreende!

Inicialmente, o Dolby Atmos vem desativado, ainda assim, o equipamento conta com uma característica rica em baixos no áudio mas com um agudo menos notável. Já com o Dolby Atmos, temos um agudo muito mais distinto e mais claridade de som em toda a escala.

Além de tudo isto, temos também modos distintos de som, ou mesmo o modo Auto que escolhe a melhor configuração para si, em qualquer momento. Em suma, no áudio o equipamento sobressai mais que o esperado na sua gama.

Samsung Galaxy A72

Câmeras

Aqui é onde o equipamento consegue brilhar! O módulo traseiro é incrível para esta gama. Temos uma experiência de utilização super facilitada, com fotografias que são basicamente “point and shoot” ou por outra palavras apontar e tirar. O smartphone trata de ajustar bem a fotografia e ainda é capaz de trazer um processamento de imagem brutal para cima da mesa.

Aliás, já pode ver a capacidade do sensor fotográfico principal do novo Galaxy A72 nas fotos noturnas com o Audi E-Tron S Sportback.



Aqui poderá ver algumas das fotografias capturadas por este equipamento.

Samsung Galaxy A72 Samsung Galaxy A72 Samsung Galaxy A72 Samsung Galaxy A72 Samsung Galaxy A72 Samsung Galaxy A72 Samsung Galaxy A72

Podemos dizer que a performance fotográfica é muito similar à do S20 FE, um aparelho que nos impressionou pela positiva no fim do ano passado. Quanto aos sensores em questão, temos na traseira a câmera principal de 64MP, uma Ultra Wide de 12MP, Tele 8MP, Macro de 5MP e o sensor frontal é de 32 MP.

Samsung Galaxy A72

Análise Samsung Galaxy A72 – Conclusão

Para quem conhece a Samsung, a gama média é algo que apesar de aparentar ser mais económico não é para todos os bolsos. Afinal de contas, a começar nos 479€, temos aqui um equipamento que agrada, mas deixa a sensação que podia ser muito melhor.

Afinal de contas, o Samsung Galaxy A72 podia facilmente contar com o CPU e ecrã que podemos encontrar no A52 5G. Estamos a falar do Snapdragon 750G e do ecrã OLED capaz de chegar aos 120 Hz, o que por sua vez facilmente justificaria a sua gama de preços.

Desta forma, é difícil recomendar o Samsung Galaxy A72 sobre o A52 5G, que deveria ser inferior no papel, mas que na verdade fica um pouco à frente do seu irmão. Aliás, além do modulo de câmeras, e do ecrã de maiores dimensões, o A72 tem muito pouco para por na mesa contra o seu irmão mais pequeno.

Em suma, o Samsung Galaxy A72 é um equipamento que surpreende na gama média com um áudio incrível, boas câmeras, resistência IP67 e até entrada Aux. É no preço e no CPU que o aparelho deixa muito a desejar


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também