(Análise) Audi e-tron Sportback: 100% elétrico e 100% o futuro

(Análise) Audi e-tron Sportback: A minha primeira review automóvel, foi também a minha primeira review a um veículo elétrico, na altura, o Tesla Model X P100D, um carro que vinha com todos os extras possíveis e imaginários. Foi portanto um carro que me fez sonhar, mas que como não poderia deixar de ser, também me fez passar algumas dificuldades.

Afinal de contas, apesar de sermos um país pequeno, e com todas as potencialidades para sermos um exemplo na implementação de novas tecnologias, estamos quase sempre atrasados ou agarrados a tecnologias obsoletas.

Ou seja, em 2018 diverti-me imenso a testar um carro 100% elétrico, mas também passei mal com a autonomia da tão badalada bateria. Pois bem, em 2021, ao volante deste Audi e-tron Sportback, a experiência ao volante não só foi superior, como ao mesmo tempo, fiquei também com a sensação que ter um carro elétrico é agora muito mais fácil no nosso pequeno país à beira mal plantado.

Mas vamos por partes.



(Análise) Audi e-tron Sportback: 100% elétrico e 100% o futuro

e-tron sportback

Portanto, qual foi a razão para começar a falar de um Tesla na review de um automóvel da Audi? É simples, este e-tron Sportback é inegavelmente um rival ao SUV da Tesla. Mas é também a prova de que a Audi tem muito mais know-how na construção de um veículo, comparativamente à gigante Norte Americana.

Afinal, assim que entramos neste e-tron, o feeling é apenas um… A Audi sabe o que está a fazer!

Ou seja, enquanto a Tesla sabe fazer um carro rápido, e sabe vender a ideia de um carro elétrico utilitário desportivo. A Audi não só sabe fazer um carro rápido e ágil, como também sabe aproveitar os seus muitos anos de mercado para trazer para cima da mesa um ‘pacote’ superior em quase todos os sentidos, especialmente no design e acabamentos interiores.

Entretanto, relativamente ao mundo elétrico, os pontos de carregamento são agora muito mais numerosos, e com maiores potências de carregamento. Aliás, até na minha pacata vila de Salvaterra de Magos, já temos um ponto de carregamento público! Para ter noção, em 2018, se quisesse um ponto de carregamento, tinha de ir para Santarém.

Em suma, hoje em dia é muito mais fácil ter um carro elétrico! Uma tendência que tem tudo para continuar, com ainda mais carregadores, e tecnologias de carregamento mais rápidas e mais seguras.

Introdução ao Audi e-tron Sportback

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O Audi e-tron Sportback é um crossover 100% elétrico de luxo, que basicamente serve de ponte entre o presente e o futuro do mundo automóvel. Estamos a falar de um veículo com tração às 4 rodas, e uma autonomia estimada que pode chegar aos 446 KM.

Provavelmente achará 446 KM pouco, mas verdade seja dita, o foco deste e-tron Sportback não é a autonomia. Mas sim colar o condutor ao assento com uma aceleração poderosíssima.

Entretanto, já que estamos a falar de autonomia, fique a saber que em termos de carregamento, a Audi indica uma velocidade de 150kW, e um tempo de carregamento de 30 minutos para chegar aos 80% da carga máxima.


Nota do Redator: Esta descrição é demasiado simples para retratar este monstro elétrico.

Por isso, tenho de dizer que todas as pessoas que estiveram comigo no teste, sentiram-se intimidadas pelo ‘bicho’! A sua aceleração, a forma como desliza pela estrada, etc… É um carro que atrai todos os olhares e cima de tudo, impressiona. Tudo isto apesar de ser um veículo de uma marca completamente mainstream, apesar de muito focada no segmento Premium, a Audi.

Em suma, uma obra de arte sobre rodas.


e-tron sportbackEntretanto, em termos de preço, este automóvel começa nos 70 mil euros, oferecendo alguns detalhes fantásticos como jantes de 20”, monitorização de pontos cegos, bancos aquecidos, bancos em pele, teto panorâmico, sistema de câmeras 360º, cruise control adaptativo, bem como várias ajudas à condução que são cada vez mais normais na frota do grupo VW.

Performance e Condução

Em termos de motorização e performance, o e-tron conta com dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, oferecendo assim tração integral elétrica. No entanto, a versão que testámos foi a mais poderosa que em vez de dois motores, conta conta com três motores elétricos, como uma potência total de 370 kW (503 cv). É um ‘pacote’ capaz de oferecer uma estabilidade na condução simplesmente brutal, bem como aceleração e agilidade em qualquer momento (capaz de 0 aos 100 Km/h em apenas 4.5 segundos!). Tudo graças a um design coupé que combina um estilo desportivo com a normalidade de uma utilização quotidiana. Algo incrível, quando temos em conta que o modelo em teste pesa qualquer coisa como 2700kg.

A única coisa que consigo dizer, que talvez possa resumir o ‘feeling’ que é conduzir este menino, sem entrar em muito detalhe, é mesmo dizer que é simplesmente incrível como podemos meter prego a fundo, ter uma aceleração instantânea, e mesmo assim, manter um absoluto controlo sobre este monstro de 4 rodas. Muitos foram os sustos que preguei a amigos e família, quando os semáforos trocavam de vermelho para verde 😛

Interior, Segurança e Tecnologia

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O foco tecnológico deste automóvel é obviamente a sua motorização. Mas se pensa que o ‘e’ de e-tron fica apenas pelo motor elétrico, está muito enganado. O Sportback tem um interior moderno em design, e claro, realmente avançado em todo e qualquer aspeto tecnológico. Afinal, temos o Virtual Cockpit mesmo à frente do condutor, bem como dois ecrãs de alta resolução touch bem no centro (10.1” e 8.8”), uma solução que pelo menos na minha opinião, é mais bem conseguida em comparação aos ecrãs gigantes da Tesla.

Nestes monitores podemos controlar tudo ou quase tudo daquilo que se passa dentro do carro. O modo de condução, a intensidade das massagens do banco, o AC, as câmeras 360º, etc… Tudo bem separado e arrumado, muito à maneira Audi.

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Entretanto, ao nível da conectividade, temos suporte a Android Auto e Apple CarPlay, bem como controlo absoluto sobre o sistema de som Bang & Olufsen. Curiosamente, algo que só reparei no dia em que devolvi o carro, temos também um espaço de carregamento sem fios para o telemóvel perto da consola central.

Já ao nível da segurança, temos de salientar que o Audi e-tron Sportback conseguiu alcançar 5 estrelas no crash test da NHTSA, conseguindo também receber a prestigiada certificação Top Safety Pick+ do organismo Norte-Americano IIHS, sendo assim um dos únicos SUVs 100% elétricos com esta distinção.

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Entretanto, como não temos o tradicional motor a combustão na frente, temos um espaço de arrumação extra. Onde normalmente podemos encontrar os cabos e adaptadores para o carregamento elétrico.

Além de tudo isto, temos também acesso a várias funcionalidades como travagem de emergência automática, aviso de colisão frontal, monitorização de pontos cegos, alerta cross-traffic, alerta de abandono de faixa de rodagem, entre muitas outras coisas.

Conclusão

O novo Audi e-tron está agora ainda mais desejável, sendo na minha opinião, uma alternativa mais interessante e mais ‘viva’ que outros modelos elétricos discutivelmente mais populares.

Vantagens:

  • Super Silencioso
  • Veloz
  • Seguro
  • Design extremamente apelativo com linhas desportivas num carro que supostamente deveria ser tudo menos desportivo.

Desvantagens:

  • A autonomia não é o foco deste modelo, mas é um ponto fraco.

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Entretanto, pode saber mais sobre a gama e-tron aqui.

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Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

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