Android 13 obriga apps desatualizadas a saírem da Play Store

A pensar na segurança e na experiência dos utilizadores, as novas medidas da Google continuam a dar que falar. Desta vez, a novidade é a ocultação de apps na Play Store, consequência da sua falta de atualizações.

Entretanto, esta informação foi divulgada no blog oficial para developers, afirmando que a nova medida se destina a todas as aplicações que não são atualizadas há mais de dois anos.

- Publicidade -

Android 13 obriga apps desatualizadas a saírem da Play Store

Play Store para a Google

Portanto, efetivamente, todos os dispositivos eletrónicos encontram-se em constante renovação. Por isso, independentemente da sua idade tecnológica, precisa de ter a noção que o seu smartphone Android também vai mudar de ano para ano.

É exatamente a pensar nisto que surge esta mudança de paradigma na Play Store! Fruto da chegada do sistema Android 13. Nesse sentido, espera-se que a nova medida para as apps se inicie a partir de 1 de novembro deste ano.

Assim, isto acontece porque, com um novo sistema operativo no seu smartphone ou tablet, as aplicações que não estão atualizadas vão deixar de ser compatíveis. Tudo de forma a evitar que interfiram na performance, ou nas funcionalidades do seu aparelho.

Assim assim, vale a pena mencionar que aqueles que já possuem as aplicações desatualizadas vão continuar a ter acesso às mesmas. Ou seja, se o aparelho for compatível, vai continuar a ter acesso.

A segurança dos utilizadores é uma prioridade

s22, leak, ultra

Entretanto, a exigência na parte da atualização vai além da compatibilidade com o novo sistema operativo. O foco também está em questões como a segurança e a privacidade dos utilizadores do ecossistema Android.

Ou seja, esta mudança também visa proteger os utilizadores de aplicações potencialmente prejudiciais.

Preocupação da Google com a proteção dos dados não é algo novo!

Afinal, nos últimos tempos, são cada vez maiores os esforços da marca para combater a presença de softwares prejudiciais. Algo que vem no seguimento da remoção das centenas de apps que originalmente eram fidedignas, mas que mais tarde provaram contar com código malicioso.

Entre estas medidas encontra-se a eliminação de aplicações cujos sistemas acediam indevidamente a dados como a posição geográfica e os contatos do utilizador. Além disso, também se tem verificado várias alterações na própria organização da Play Store, o que criou um sentimento agridoce entre os utilizadores do sistema.

Em suma, num contexto em que o smartphone se popularizou a este nível… Tornou-se realmente necessário conhecer os seus dispositivos, bem como sua evolução e inovações!

Afinal, de acordo com dados referentes a julho de 2020, divulgados pela Marktest, a utilização do smartphone entre os portugueses chega a cerca de 7,2 milhões. Ou seja, este pequeno aparelho, já é uma extensão dos cidadãos.

Por isso mesmo, a preocupação com a segurança destes mesmos utilizadores é crescente, já que as ferramentas a que os mesmos têm acesso também aumentam na mesma proporção.

Assim, é importante utilizar sempre a autenticação de dois fatores para a sua conta, evitar redes Wi-Fi que não sejam privadas, não clicar em publicidade enganosa e, claro, prestar atenção às aplicações que instala no seu dispositivo. Afinal de contas, a segurança do seu smartphone ou tablet nunca é a mais.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa jogada por parte da Google? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.