Samsung está a ter problemas no processo de 5nm! Qualcomm com medo

A produção de semi-condutores é um processo complexo, muito caro e cheio de problemas capazes de levar qualquer equipa de engenharia à loucura. Afinal de contas, com cada novo processo, temos a introdução de novos materiais que poderão dar origem a problemas completamente novos. Isto já para não falar do tamanho físico dos transistores, que no caso dos 7nm e 5nm, é tão pequeno, que qualquer impuridade poderá meter todo o produto no lixo.

Afinal de contas, não é por acaso que a Intel anda às cabeçadas com o seu processo de 10nm desde 2016! Aliás, apesar do processo já se encontrar no mercado, apenas chegou ao mundo dos portáteis, por ser incapaz de chegar às frequências do mais velhinho processo de 14nm.

Dito tudo isto, depois de alguns anos em que a Samsung parecia cheia de vontade de ultrapassar a gigante TSMC… Parece que a primeira grande barreira se apresentou, na forma de maus yields nos 5nm. Algo que está a meter Qualcomm muito nervosa.



A Samsung está a ter problemas sérios com o processo de 5nm

7nm

Portanto, segundo o reputado DigiTimes, a Samsung está a ter problemas sérios com o seu nó de 5nm EUV. Uma má notícia, quando seria de esperar que a Qualcomm transferisse grande parte da sua produção para a linhas da gigante Sul Coreana, algo que poderá acabar por não acontecer, ou poderá acabar por ter um forte impacto nos próximos lançamentos de processadores topo de gama Qualcomm Snapdragon.

Afinal de contas, os rumores já apontam para que a Qualcomm esteja com medo que isto vá afetar seriamente a sua próxima geração de chipsets 5G! Com uma parte da equipa já responsável pelo ‘port’ do design de 5nm feito para as linhas da Samsung, para linhas de fabricantes rivais. (TSMC?)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!