Inicio Android A Google está a criar o seu próprio processador! Adeus Qualcomm?

A Google está a criar o seu próprio processador! Adeus Qualcomm?

Há alguns dias noticiámos que a Google e Samsung se juntaram para criar um novo processador, de forma a fugir às garras da Qualcomm que é inegavelmente uma das grandes culpadas pela recente escalada de preços no mundo dos smartphones, ao obrigar todas as grandes fabricantes a adotar as redes de nova geração 5G, visto que o Snapdragon 865 obriga à implementação do modem dedicado 5G X50.

Como deve saber, com a implementação do 5G desta forma, é preciso aumentar o número de antenas, tamanho da bateria, arranjar espaço para o SoC e Modem dedicado, etc… Tudo coisinhas boas, mas caras.



A Google está mesmo a criar o seu próprio processador! Adeus Qualcomm?

Google está a criar

Dito isto, caso não saiba, a Google decidiu recusar a oferta da Qualcomm (SD865) para os seus novos Pixel, por achar o chip demasiado caro para a situação atual do mercado (fonte), metendo a sua equipa imediatamente a trabalhar em várias alternativas! Onde podemos incluir usar um SoC de gama média da Qualcomm, o Snapdragon 855+ do ano passado… Ou a solução mais interessante e mais forte, que passa por partir para o desenvolvimento de um novo SoC super poderoso em parceria com a Samsung, que por sua vez já está a preparar as suas linhas de produção de 5nm.

Em suma, alguns rumores e ‘leaks’ sugerem o desenvolvimento de um novo SoC para a próxima geração de smartphones Pixeis, mas também os próximos Chromebooks da empresa.

Ou seja, a Google quer replicar o sucesso que a Apple tem tido na implementação dos seus próprios designs. Algo que os fãs aprovam, ao fim ao cabo, mais concorrência no mercado é quase sempre uma coisa boa.

Entretanto, segundo as mais recentes informações, o novo chip deverá ter o nome de ‘Whitechapel’. Sendo um processador ARM baseado no processo de 5nm, mas também na tecnologia de aprendizagem máquina da Google. Aliás, é provável que uma parte significativa do chip seja focada na performance do Google Assistente.

Será que a mudança para chips ‘by Google’ irá melhorar a experiência no mundo Android? Será que vamos ter uma replicação da otimização que a Apple faz nos seus próprios produtos, onde controla o Software e o Hardware? Isto poderá ser um completo ‘game changer’.


Nota: Ainda não fazemos ideia se a Samsung também vai estar interessada na implementação deste chip nos seus aparelhos, ou se vai continuar a apostar nos seus Exynos. (Curiosamente, um dos primeiros rumores mencionava o facto deste SoC Google + Samsung ser no fundo um chip Exynos, algo que perde força agora)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

Cyberpunk 2077 foi novamente adiado para… 2077?

Ainda se lembra do anúncio de que Cyberpunk 2077 tinha chegado à fase Gold do desenvolvimento? O que por miúdos significa que estava finalizado?...

4° temporada no Fortnite? A parceria com a Marvel vai continuar!

Desde que chegou a praticamente todas as plataformas Gaming do mercado (PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e até para o Smartphone), Fortnite tem...

Xiaomi Mi Watch Lite: de light só tem mesmo o nome!

Volta e meia a Xiaomi dá-nos muitas novidades. Na maioria dos casos, algumas de que não estamos mesmo à espera. Este não é propriamente...