Samsung e Google querem baixar os preços dos smartphones!


Tem reparado nos preços dos smartphones baseados no processador Qualcomm Snapdragon 865? As coisas não estão mesmo nada fáceis para quem quer um novo telemóvel topo de gama, visto que o mais recente SoC da gigante Qualcomm obriga as fabricantes a integrar o modem dedicado 5G X50, bem como várias antenas extra no corpo dos aparelhos… Algo que claro está, resulta num aumento de preço muito significativo na gama mais alta do mercado. Uma gama que já não é propriamente barata.

Na verdade, basta olhar para os preços dos recentes Galaxy S20, e esperado preço dos novos OnePlus 8 Pro, para perceber até onde vai esta tendência.

Um problema sério, quando temos em conta que o mercado de gama mais alta já é extremamente caro, e as redes 5G ainda estão muito longe de estarem devidamente implementadas. Em suma, a Qualcomm está obrigar as fabricantes a aumentar os preços, para uma tecnologia que simplesmente ainda não existe.

Mas se há empresas que não gostam de ser obrigadas a fazer o que quer que seja… São a Samsung e Google! Especialmente a Google que já recusou utilizar o mais recente SoC da Qualcomm. Por isso, as duas gigantes fecharam uma parceria para encostar a gigante dos micro-processadores à parede.

Samsung e Google

Portanto, como os preços dos componentes está a aumentar em flecha, a Google parece ter decidido arranjar uma solução para o problema, por isso, foi falar com a gigante Sul Coreana Samsung, para criarem um chipset competitivo no preço mas poderoso o suficiente para meter a Qualcomm a suar.

Em boa verdade, os smartphones estão cada vez melhores… Mas também cada vez mais caros!

Algo que não parece ser mutuamente exclusivo, visto que os preços parecem estar a aumentar mais que a qualidade dos aparelhos propriamente ditos. Ou seja, é provável que estejamos também a lidar com alguma ganância corporativa.



Dito tudo isto, esta subida de preços parece ter chegado a um nível completamente novo em 2020, com todas as marcas de referência a lançar smartphones bem acima dos 1000€. Aliás, 2020 deverá ser o ano em que vamos ter mais aparelhos acima desta marca, o que é completamente insustentável, especialmente quando temos em conta a recessão económica no horizonte. (Graças ao Coronavírus)

De quem é a culpa? É da Qualcomm e do seu chipset Snapdragon 865! Mas isto pode correr mal no futuro…

Samsung e Google

Como referi em cima, o Snapdragon 865 já é um chip extremamente caro, o mais caro do mercado.

Contudo, além deste componente, a Qualcomm obriga também à compra do seu modem dedicado X50 5G, aumentando os preços da implementação de hardware a todas as fabricantes. Sem grande necessidade, visto que estamos basicamente a pagar o 5G, antes de existir 5G nas ruas!

Assim, como a Google quer ser cada vez mais uma fabricante de hardware, decidiu começar a desenhar os seus próprios SoCs… E nesse esforço, nada melhor que uma parceira como a Samsung! Que ao fim ao cabo, tem as suas próprias linhas de produção, tão ou mais avançadas que as da TSMC.

Ou seja, os mais recentes rumores e ‘leaks’ sugerem o lançamento de um novo SoC Exynos no fim do ano, com 2 núcleos A78, 2 núcleos A76 e 4 núcleos A55. Bem como um GPU poderosíssimo com 20 unidades de processamento, tudo baseado na tecnologia de produção de 5nm da Samsung.

Além de tudo isto, os rumores também sugerem a integração dos chips de processamento de imagem e IA da própria Google, em vez das soluções da Samsung. Ou seja, estamos a falar de um SoC capaz de produzir uma qualidade fotográfica simplesmente brutal, caso o hardware de câmeras acompanhe esta qualidade.

Rumores/Leaks bastante interessantes, especialmente quando temos em conta o atual fiasco à volta do Exynos 990 que equipam as versões Europeias da gama Galaxy S20.

Contudo, tudo isto se deve ao facto da Samsung optar por incluir os seus próprios núcleos de processamento… Uma prática que chegou ao fim em 2019. Devido a todas estas informações, é bastante provável que este chip GoogleExynos chegue ao mercado para impressionar tudo e todos, especialmente a gigante Qualcomm, que parece ter tomado uma decisão demasiado arriscada com o Snapdragon 865.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também