Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel?

A resposta completa é bastante complexa, mas se quisermos resumir a coisa, podemos muito facilmente dizer que o armazenamento de um smartphone é no fundo um SSD! Um SSD mais especializado do que aquilo que podemos encontrar no nosso PC, mas ainda assim, no fundo, é exatamente isso que encontramos nos nossos aparelhos computacionais de bolso.



Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel?

armazenamento do telemóvel

Caso não saiba, o termo SSD significa Solid State Drive, um componente focado no armazenamento de dados, onde sua gravação é feita por um meio “sólido”, ou seja, sem que exista atritos entre as partes, conforme ocorre no Hard Disk Drive (HDD).

Dito isto, um SSD é completamente formado por circuitos integrados! Ou seja, no seu interior não existem partes móveis, o que o torna absolutamente silencioso, mais rápido e menos propenso a danos físicos do que o tradicional HDD.



Sabe qual é o standard do momento no mundo dos smartphones? Pois bem, os modelos mais modernos e mais caros usam memória UFS 3.0 ou 3.1 para o seu armazenamento!

Como disse em cima, o armazenamento de um smartphone é no fundo um SSD especializado. Dito isto, o standard deste mundo mobile é a Universal Flash Storage (UFS), que primeiramente surgiu em 2011, teve direito à sua versão 2.0 em 2013 e 2.1 em 2016. Entretanto, já chegou à UFS 3.1, apesar da grande maioria dos aparelhos topo de gama ainda ficarem pela versão 3.0.

Dito isto, a memória UFS 3.0 é capaz de chegar aos 11.6 Gb/s. Mas como a tecnologia é capaz de utilizar dois canais de comunicação em simultâneo, podemos chegar a uma velocidade teórica de 23,2 Gb/s. (2.9 GB/s GigaBytes por segundo).


Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub