Inicio Especiais Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel?

Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel?

A resposta completa é bastante complexa, mas se quisermos resumir a coisa, podemos muito facilmente dizer que o armazenamento de um smartphone é no fundo um SSD! Um SSD mais especializado do que aquilo que podemos encontrar no nosso PC, mas ainda assim, no fundo, é exatamente isso que encontramos nos nossos aparelhos computacionais de bolso.



Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel?

armazenamento do telemóvel

Caso não saiba, o termo SSD significa Solid State Drive, um componente focado no armazenamento de dados, onde sua gravação é feita por um meio “sólido”, ou seja, sem que exista atritos entre as partes, conforme ocorre no Hard Disk Drive (HDD).

Dito isto, um SSD é completamente formado por circuitos integrados! Ou seja, no seu interior não existem partes móveis, o que o torna absolutamente silencioso, mais rápido e menos propenso a danos físicos do que o tradicional HDD.



Sabe qual é o standard do momento no mundo dos smartphones? Pois bem, os modelos mais modernos e mais caros usam memória UFS 3.0 ou 3.1 para o seu armazenamento!

Como disse em cima, o armazenamento de um smartphone é no fundo um SSD especializado. Dito isto, o standard deste mundo mobile é a Universal Flash Storage (UFS), que primeiramente surgiu em 2011, teve direito à sua versão 2.0 em 2013 e 2.1 em 2016. Entretanto, já chegou à UFS 3.1, apesar da grande maioria dos aparelhos topo de gama ainda ficarem pela versão 3.0.

Dito isto, a memória UFS 3.0 é capaz de chegar aos 11.6 Gb/s. Mas como a tecnologia é capaz de utilizar dois canais de comunicação em simultâneo, podemos chegar a uma velocidade teórica de 23,2 Gb/s. (2.9 GB/s GigaBytes por segundo).


Sabe como funciona o armazenamento de um telemóvel? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Drone mostra novo sistema de condução da Tesla a funcionar!

Chegou um novo vídeo à Internet filmado por um Drone que revela o novo sistema de condução da Tesla a funcionar. Apesar de ainda...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

(Última hora) Começou a corrida ao papel higiénico e enlatados!

O COVID-19 entrou numa nova fase de descontrolo, o que por sua vez obrigou o nosso governo a implementar algumas medidas mais pesadas para...

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...