Inicio Android Existe algum smartphone no mercado sem peças Chinesas?

Existe algum smartphone no mercado sem peças Chinesas?

A resposta simples é não! No entanto, quase todas as fabricantes de smartphones importam componentes da China. Contudo, mesmo tendo isto em conta, existe um outro mercado que está neste momento a crescer a um ritmo impressionante, e que na verdade, poderá ultrapassar a China dentro de muito pouco tempo. Estamos a falar da Índia, o segundo país que mais smartphones produz/monta no planeta.



Existe algum smartphone no mercado sem peças Chinesas?

sem peças chinesas

Portanto, a questão passa também por… Montagem ou Produção? É que caso não saiba, as linhas de montagem na Índia importam forte e feio de outros países, como a China, Vietnam, Taiwan, etc… Sabe o porquê de tanta importação? Porque as marcas têm de pagar uma taxa sob cada telemóvel finalizado, por isso, é mais barato importar as peças primeiro, e montar tudo na Índia para no fim poupar nos impostos.

Ainda assim, a Índia está a evoluir tanto com o forte investimento de multi-nacionais, que é bem provável que o próximo passo seja mesmo a fabricação no país, para meter um travão na importação de componentes. E aí a China vai ter um rival à altura!

Se a Índia ainda não produz quantidades suficientes e importa tudo ou quase tudo… A China continua a ser a rainha dos componentes?

Sim… Mas não! Afinal de contas, já existem algumas fabricantes que não estão dependentes de componentes ‘Made in China’, como é o caso da gigante Samsung.

Afinal de contas, como deve ter percebido no início do ano, a Samsung não teve grandes dificuldades no lançamento da sua gama Galaxy S20. Nem existem grandes rumores à volta de adiamentos do novo Fold ou novo Note 20. Isto porque a gigante Sul Coreana já não depende do mercado Chinês para quase nada. A maioria dos componentes para os telemóveis Galaxy chegam da Índia ou Vietname.

Conclusão

Em suma, a China continua a ser um dos pulmões do mercado tecnológico global. Contudo, a Índia é cada vez mais um rival à altura, conseguindo oferecer uma mão de obra barata, e excelentes profissionais capazes de aprender rapidamente o que têm de fazer numa fábrica.

É bem provável que num futuro bem próxima, a ‘capital’ da produção de produtos eletrónicos mude de sítio.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Quer aumentar a performance do seu Ryzen 3000? Use isto!

Ainda se lembra da ferramenta pensada para os Ryzen baseados na arquitetura Zen 2? Uma aplicação criada com o único intuito de aumentar a...

Más notícias? Netflix vai ser mais cara em 2021!

Na minha opinião, o valor pedido pela subscrição da plataforma de streaming Netflix faz todo o sentido, tal é a quantidade e qualidade de...

Streamer da Twitch já vai com 1000h de live e ainda não parou!

Costuma-se dizer que os recordes foram criados para mais tarde serem batidos. O que leva, por vezes, várias pessoas ao limite. Gostam de se...

Quer um Windows 10 mais estável? Então tem de ler isto!

Alguns utilizadores gostam de ser os primeiros a instalarem todos os updates da Microsoft. No entanto, o que parece uma boa ideia pode transformar-se...

Novidade do Windows 10 vai aumentar a velocidade nos jogos!

A Microsoft está a trabalhar numa nova funcionalidade para o Windows 10 que vai ajudar a libertar recursos quando o computador perde velocidade ou...