Ryzen (Zen 4): AMD não quer oferecer mais que 16 núcleos!

Pois bem, numa altura em que a Intel parece estar a apostar forte na sua nova gama de processadores (Core 12000), que já deverão trazer suporte a memória RAM DDR5, suporte a armazenamento PCIe 5.0, e também já serão baseados num design big.LITTLE… Eis que a AMD parece querer tirar o pé do acelerador.

Afinal de contas, parece que nem com o lançamento da arquitetura Zen 4 vamos ter processadores com mais de 16 núcleos físicos. Ou seja, depois do 3950X e 5950X, o próximo topo de gama Ryzen vai também contar com 16 núcleos e 32 threads.

Ryzen (Zen 4): AMD não quer oferecer mais que 16 núcleos!

ryzen, amd, clocktuner

Portanto, o atual Ryzen 9 5950X (Zen 3) conta com 16 núcleos e 32 threads, o mesmo exato número que já poderíamos encontrar no Ryzen 3950X (Zen 2). Por isso, quando apareceram os primeiros rumores a falar de um processador Zen 4 com 24 núcleos e 48 threads, os especialistas não só pensaram que era algo que fazia sentido, como também ficaram entusiasmados! Afinal, 48 threads num processador pensado para o consumidor normal? Que bomba! Mas parece que não…

Segundo novas informações, o novo topo de gama da AMD vai contar com os mesmos 16 núcleos e 32 threads, sendo agora baseado no processo de produção de 5nm (TSMC). Um processador que vai ter um rival à altura, visto que saiu hoje um benchmark relativo à performance multi-core do Intel Core i9-12900K! Um processador que já é capaz de ultrapassar o Ryzen 9 5950X.

Dito tudo isto, verdade seja dita, não precisamos de mais núcleos! Se a AMD for capaz de aumentar a performance single-thread de forma significativa, e ao mesmo tempo também for capaz de aumentar a eficiência energética, vai certamente continuar no poleiro do mercado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!