Pois bem, numa altura em que a Intel parece estar a apostar forte na sua nova gama de processadores (Core 12000), que já deverão trazer suporte a memória RAM DDR5, suporte a armazenamento PCIe 5.0, e também já serão baseados num design big.LITTLE… Eis que a AMD parece querer tirar o pé do acelerador.
Afinal de contas, parece que nem com o lançamento da arquitetura Zen 4 vamos ter processadores com mais de 16 núcleos físicos. Ou seja, depois do 3950X e 5950X, o próximo topo de gama Ryzen vai também contar com 16 núcleos e 32 threads.
Ryzen (Zen 4): AMD não quer oferecer mais que 16 núcleos!
Portanto, o atual Ryzen 9 5950X (Zen 3) conta com 16 núcleos e 32 threads, o mesmo exato número que já poderíamos encontrar no Ryzen 3950X (Zen 2). Por isso, quando apareceram os primeiros rumores a falar de um processador Zen 4 com 24 núcleos e 48 threads, os especialistas não só pensaram que era algo que fazia sentido, como também ficaram entusiasmados! Afinal, 48 threads num processador pensado para o consumidor normal? Que bomba! Mas parece que não…
Segundo novas informações, o novo topo de gama da AMD vai contar com os mesmos 16 núcleos e 32 threads, sendo agora baseado no processo de produção de 5nm (TSMC). Um processador que vai ter um rival à altura, visto que saiu hoje um benchmark relativo à performance multi-core do Intel Core i9-12900K! Um processador que já é capaz de ultrapassar o Ryzen 9 5950X.
Dito tudo isto, verdade seja dita, não precisamos de mais núcleos! Se a AMD for capaz de aumentar a performance single-thread de forma significativa, e ao mesmo tempo também for capaz de aumentar a eficiência energética, vai certamente continuar no poleiro do mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!