Estamos a meio de uma gigantesca crise de produção, ainda assim, o terceiro trimestre do ano é quase sempre sinónimo de picos de produção, e claro, 2021 não vai ser diferente! Pois bem, apesar de a procura já estar a sofrer uma pequena queda em todas as regiões, os chips de memória RAM continuam a sair das linhas de produção que nem pãozinhos quentes. Como tal, o preço deverá aumentar pelo menos mais uma vez em 2021, neste terceiro trimestre.
Memória RAM vai subir outra vez de preço, mas a tendência já começou a inverter.
Portanto, é esperado que o inventário de chips DRAM volta a descer no terceiro trimestre. No entanto, com uma queda na procura por produtos computacionais depois da explosão provocada pela pandemia, as fabricantes já começaram a diminuir as encomendas por terem demasiado stock em armazém (stock para 8~10 semanas de produção). Por isso, vamos ter um novo aumento no preço da memória, mas em vez dos 18~23% da primeira metade do ano, o aumento vai ficar pelos 3~8%.
Entretanto, no último trimestre do ano, é muito provável que não exista qualquer subida de preço, ou que os preços até caiam um pouco.
Em suma, parece que estamos finalmente a voltar a algum tipo de normalidade depois de um severo impacto um pouco por todas as indústrias. Afinal de contas, até o mercado das placas gráficas está agora numa tendência de descida de preço. O que claro, muito se deve ao crash no mundo das criptomoedas e novas regulamentações relativamente ao mining de moedas virtuais. O mercado vai voltar a mudar, e ainda bem que assim é!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está à espera da queda de preços para comprar novo material? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!