Novo processador da Intel mete o Ryzen 9 5950X no bolso!

Como deve saber, a Intel vai tentar aproveitar em pleno o lançamento do Windows 11 no final deste estranho ano de 2021.

Para isso, vai lançar uma nova gama de motherboards e processadores, que por sua vez já trazem suporte aos standards PCIe 5.0 e RAM DDR5. Além disto, é provável que as novas placas gráficas da empresa sejam lançadas na mesma altura, de forma a oferecer um “Pacote” Windows 11 Ready completo.

Mas hoje vamos focar-nos nos processadores! É que pelos vistos, a décima segunda geração de processadores Intel Core vai oferecer um boost de performance simplesmente brutal. Afinal, acabou de chegar à Internet um benchmark acerca do Core i9-12900K (versão de amostragem), com uma performance capaz de meter o atual topo de gama da AMD (Ryzen 9 5950X) no bolso!

Será o regresso da Intel ao poleiro?

Novo processador da Intel mete o Ryzen 9 5950X no bolso!

Intel 11

Portanto, o novo Intel Core i9-12900K vai ser o processador topo de gama da geração 12 da gigante dos microprocessadores, contando com um design híbrido, ou seja, com 8 núcleos de alta performance e 8 outros núcleos de alta eficiência (big.LITTLE). É um processador que finalmente deixa os 14nm para trás, para apostar forte e feio no processo de 10nm SuperFin da Intel.

Neste processador de amostragem, que claro, ainda não tem as especificações finais, podemos encontrar uma frequência base de 3.9GHz e um boost de 5.3 GHz. Números abaixo do esperado, visto que alguns rumores mencionam frequências boost a chegar aos 5.5GHz. (Pode acontecer!)

Entretanto, relativamente aos resultados, o processador da Intel foi capaz de chegar aos 11300 pontos no teste multi-core no Cinebench R20, ou seja, 800 pontos acima relativamente ao Ryzen 9 5950X.

A Intel deve anunciar a Core 12000 algures no terceiro trimestre do ano, para os lançar no último trimestre. Ou seja, de forma a apanhar o lançamento do Windows 11, e claro, rivalizar com os novos Ryzen com memória V-Cache. Mas o ataque da AMD deve acontecer apenas em 2022… O que poderá meter a Intel numa posição muito interessante.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também