Ryzen 4000 ‘Zen 3’ vão ser significativamente mais rápidos!

A quarta geração de processadores AMD Ryzen é seguramente uma das gamas de processadores mais esperadas de sempre, afinal de contas, a atual geração para desktops (Ryzen 3000) está a reinar o mundo dos computadores, isto sem sequer falar dos Ryzen 4000 mobile que estão também a dar cartas no lucrativo mercado de portáteis.

Dito isto, já vimos muita coisa acerca da próxima geração que deverá ter o nome de “Vermeer”, desde que a arquitetura seria a Zen 2+ em vez da mais revolucionária Zen 3, que os Ryzen 4000 apenas seriam lançados no próximo ano devido à falta de concorrência da Intel, entre muitas outras coisas. Pois bem, hoje já temos alguns informações acerca da performance propriamente dita desta nova aposta da AMD, que irá com toda a certeza ser baseada na arquitetura Zen 3, tendo como base o próximo passo do processo de 7nm da TSMC.



Os Ryzen 4000 ‘Zen 3’ vão trazer uma melhoria significativa no IPC

Ryzen 3000

Portanto, os novos AMD Ryzen ‘Vermeer’ serão processadores com elevados níveis de núcleos para o atual socket AM4. Aliás, segundo um anúncio da AMD, os Ryzen 4000 Zen 3 irão ser suportados pelas atuais boards B450 e X470. Dito isto, estes processadores vão combinar dois CCDs ‘Zen 3’ com um cIOD (controlador I/O).

Muita conversa detalhada para dizer que ao contrário dos atuais Ryzen 3000 ‘Zen 2’, os novos ‘Vermeer’ vão meter todos os núcleos num único CCX, para conseguir partilhar uma agora maior cache de memória L3. Um design que deverá ajudar a eliminar os problemas de latência dos atuais Ryzen 3900X, 3950X e restante gama Threadripper. Além disto, vamos também ter um aumento significativo no IPC, bem como melhoria na largura de banda na comunicação entre os vários componentes do processador.

Em paralelo, os novos Ryzen 4000 ‘Zen 3’ deverão ser baseados no processo de produção de 7nm+ da TSMC, o que não só irá oferecer uma maior eficiência energética, como também potencial para atingir frequências ainda mais altas. Contudo, segundo alguns ‘leaks/rumores’, a AMD vai apostar mais na eficiência, em vez de aumentar as frequências como a Intel fez nos recentes Core 10000.

Infelizmente, ainda não fazemos ideia do número de núcleos que as versões mais apetrechadas poderão trazer para o mercado. Mas não me admiraria nada de ver um Ryzen 4900X com 20 núcleos/40 threads ou algo similar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também