Inicio Especiais Russia ganha capacidade de se desligar da Internet!

Russia ganha capacidade de se desligar da Internet!

Russia ganha uma nova capacidade. Será perigosa? Foi finalmente validada uma lei na Rússia que obriga os fornecedores de acesso à Internet a desligarem completamente este país do resto do mundo. Pode parecer uma medida estranha, mas tem uma explicação. Na prática o governo quer assegurar-se que é possível proteger o país no caso de um ataque externo via Internet. Caso isto aconteça, o objetivo é manter a Internet a funcionar apenas dentro da Rússia.

O problema da censura pode estar adjacente a esta novidade que a Russia ganha a partir de agora!

Para além de ser possível desligar a Rússia da Internet, a lei também obriga os fornecedores de Internet a instalarem equipamento que passe todo o tráfego pelo Roskomnazor. Este nome estranho é uma entidade governamental que é responsável pela censura e por acompanhar de perto as atividades dos cidadãos russos na Internet.

Russia ganha

Na prática inspecciona tudo o que se passa dentro do país e assegura que o tráfego não sai da Rússia.

É muito semelhante à Grande Firewall da China. No entanto, com a possibilidade de manter a independência com uma intranet isolada, caso seja necessário.

Os operadores russos já têm trabalhado neste isolamento há muitos anos. No entanto não se sabe como é que tudo isto pode funcionar.

De acordo com os legisladores, trata-se estritamente de um mecanismo de defesa. O objetivo é proteger o país no caso de os EUA, ou muitos outros rivais da Rússia, tomarem medidas contra os seus servidores. Por outras palavras, a Rússia acha que está a ser proativa contra possíveis ameaças.

No entanto, pró-ativo ou não, este projeto de lei dá inevitavelmente às autoridades russas um imenso controlo sobre as atividades na Internet dos seus cidadãos.

Neste momento é muito cedo para se saber se este controlo será utilizado ou não para fins de censura. No entanto é sempre uma possibilidade que importa considerar.

O que acham disto? Acham que pode acontecer noutros países? Contem-nos tudo nos comentários. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...