Russia ganha capacidade de se desligar da Internet!

Russia ganha uma nova capacidade. Será perigosa? Foi finalmente validada uma lei na Rússia que obriga os fornecedores de acesso à Internet a desligarem completamente este país do resto do mundo. Pode parecer uma medida estranha, mas tem uma explicação. Na prática o governo quer assegurar-se que é possível proteger o país no caso de um ataque externo via Internet. Caso isto aconteça, o objetivo é manter a Internet a funcionar apenas dentro da Rússia.

O problema da censura pode estar adjacente a esta novidade que a Russia ganha a partir de agora!

Para além de ser possível desligar a Rússia da Internet, a lei também obriga os fornecedores de Internet a instalarem equipamento que passe todo o tráfego pelo Roskomnazor. Este nome estranho é uma entidade governamental que é responsável pela censura e por acompanhar de perto as atividades dos cidadãos russos na Internet.

Russia ganha

Na prática inspecciona tudo o que se passa dentro do país e assegura que o tráfego não sai da Rússia.

É muito semelhante à Grande Firewall da China. No entanto, com a possibilidade de manter a independência com uma intranet isolada, caso seja necessário.

Os operadores russos já têm trabalhado neste isolamento há muitos anos. No entanto não se sabe como é que tudo isto pode funcionar.

De acordo com os legisladores, trata-se estritamente de um mecanismo de defesa. O objetivo é proteger o país no caso de os EUA, ou muitos outros rivais da Rússia, tomarem medidas contra os seus servidores. Por outras palavras, a Rússia acha que está a ser proativa contra possíveis ameaças.

No entanto, pró-ativo ou não, este projeto de lei dá inevitavelmente às autoridades russas um imenso controlo sobre as atividades na Internet dos seus cidadãos.

Neste momento é muito cedo para se saber se este controlo será utilizado ou não para fins de censura. No entanto é sempre uma possibilidade que importa considerar.

O que acham disto? Acham que pode acontecer noutros países? Contem-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também