Russia ganha capacidade de se desligar da Internet!

Russia ganha uma nova capacidade. Será perigosa? Foi finalmente validada uma lei na Rússia que obriga os fornecedores de acesso à Internet a desligarem completamente este país do resto do mundo. Pode parecer uma medida estranha, mas tem uma explicação. Na prática o governo quer assegurar-se que é possível proteger o país no caso de um ataque externo via Internet. Caso isto aconteça, o objetivo é manter a Internet a funcionar apenas dentro da Rússia.

O problema da censura pode estar adjacente a esta novidade que a Russia ganha a partir de agora!

Para além de ser possível desligar a Rússia da Internet, a lei também obriga os fornecedores de Internet a instalarem equipamento que passe todo o tráfego pelo Roskomnazor. Este nome estranho é uma entidade governamental que é responsável pela censura e por acompanhar de perto as atividades dos cidadãos russos na Internet.

Russia ganha

Na prática inspecciona tudo o que se passa dentro do país e assegura que o tráfego não sai da Rússia.

É muito semelhante à Grande Firewall da China. No entanto, com a possibilidade de manter a independência com uma intranet isolada, caso seja necessário.

Os operadores russos já têm trabalhado neste isolamento há muitos anos. No entanto não se sabe como é que tudo isto pode funcionar.

De acordo com os legisladores, trata-se estritamente de um mecanismo de defesa. O objetivo é proteger o país no caso de os EUA, ou muitos outros rivais da Rússia, tomarem medidas contra os seus servidores. Por outras palavras, a Rússia acha que está a ser proativa contra possíveis ameaças.

No entanto, pró-ativo ou não, este projeto de lei dá inevitavelmente às autoridades russas um imenso controlo sobre as atividades na Internet dos seus cidadãos.

Neste momento é muito cedo para se saber se este controlo será utilizado ou não para fins de censura. No entanto é sempre uma possibilidade que importa considerar.

O que acham disto? Acham que pode acontecer noutros países? Contem-nos tudo nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!