Inicio Android Rússia vai testar capacidade de se desligar da Internet

Rússia vai testar capacidade de se desligar da Internet

Foi proposta uma lei na Rússia que pode obrigar os fornecedores de acesso à Internet a desligarem completamente este país do resto do mundo. Pode parecer uma medida estranha, mas tem a sua razão de ser. Na prática o governo quer assegurar-se que é possível proteger o país no caso de um ataque externo via Internet. Caso isto acontecesse, o objetivo era manter a Internet a funcionar apenas dentro da Rússia.

Desligar a Rússia da Internet? De facto, este plano já está em andamento e o primeiro teste vai ser já realizado nas próximas semanas. 

Com isto vai ser possível recolher informações e efetuar correções no Programa Nacional da Economia Digital, uma legislação apresentada ao parlamento russo. Para além de ser possível desligar a Rússia da Internet, a lei também quer que os fornecedores de Internet neste país instalem equipamento que passem todo o tráfego pelo Roskomnazor. Este nome estranho é uma entidade governamental que é responsável pela censura e por acompanhar de perto as atividades dos cidadãos russos na Internet.

Rússia

Na prática querem inspeccionar tudo o que se passa e asseguram que o tráfego não sai da Rússia.

Como sabe isto não é algo de novo. É muito semelhante à Grande Firewall da China, mas com a possibilidade de manter a independência com uma intranet isolada, caso seja necessário.

Um teste destes nunca foi feito. Como tal os operadores russos estão muito curiosos para ver o que vai acontecer.

Neste momento não se sabe se este teste vai interromper o acesso à Internet na Rússia. Do mesmo modo, não se sabe se todos os fornecedores concordaram em participar.

A Rússia já criou um backup de DNS local.

Por isso, em teoria, os russos deverão conseguir aceder aos seis alojados na Runet. Ou seja, a internet russa!

Rússia

Os operadores russos já têm trabalho neste isolamento há muitos anos. No entanto não se sabe como é que tudo isto pode funcionar.

Putin não vai dizer que não a esta iniciativa!

De facto deve dar o aval a esta lei muito em breve. A questão é que em primeiro lugar quer ver como é que tudo funciona. Claro que o governo irá suportar todas as alterações às infraestruturas para tornar isto possível.

O que acham desta medida? Acham que algo semelhante poderia acontecer em Portugal ou no Brasil? Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

DualSense da PlayStation 5 funciona no Android e PCs

Os PCs e dispositivos Android garantem um bom suporte para diversos periféricos. Da lista fazem parte os comandos da Xbox e Stadia. No caso...

Play Store: instale já nos smartphones da Huawei com o Googlefier!

Não é surpresa que os dispositivos da Huawei e Honor lançados no ano passado não incluem os Google Mobile Services. É exemplo disso, o...

Os novos iPhone 12 usam um modem 5G ‘velhote’

Quando uma grande fabricante de smartphones como a Apple faz um lançamento, os consumidores estão obviamente à espera de encontrar os componentes mais modernos...

Confirmado – Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso!

Confirmado - Tesla lançou o Full Self-Driving com um aviso importante! - A Tesla criou grande parte da sua fama atual devido à performance...

Joga Fortnite no PC? O jogo ficou 60GB mais pequeno!

Durante os últimos tempos, temos assistido a uma serie de problemas relacionados com o tamanho dos jogos. Quer sejam na PS4 e Xbox One,...