Quarta-feira, Setembro 24, 2025

Russia ganha capacidade de se desligar da Internet!

Russia ganha uma nova capacidade. Será perigosa? Foi finalmente validada uma lei na Rússia que obriga os fornecedores de acesso à Internet a desligarem completamente este país do resto do mundo. Pode parecer uma medida estranha, mas tem uma explicação. Na prática o governo quer assegurar-se que é possível proteger o país no caso de um ataque externo via Internet. Caso isto aconteça, o objetivo é manter a Internet a funcionar apenas dentro da Rússia.

O problema da censura pode estar adjacente a esta novidade que a Russia ganha a partir de agora!

Para além de ser possível desligar a Rússia da Internet, a lei também obriga os fornecedores de Internet a instalarem equipamento que passe todo o tráfego pelo Roskomnazor. Este nome estranho é uma entidade governamental que é responsável pela censura e por acompanhar de perto as atividades dos cidadãos russos na Internet.

Russia ganha

Na prática inspecciona tudo o que se passa dentro do país e assegura que o tráfego não sai da Rússia.

É muito semelhante à Grande Firewall da China. No entanto, com a possibilidade de manter a independência com uma intranet isolada, caso seja necessário.

Os operadores russos já têm trabalhado neste isolamento há muitos anos. No entanto não se sabe como é que tudo isto pode funcionar.

De acordo com os legisladores, trata-se estritamente de um mecanismo de defesa. O objetivo é proteger o país no caso de os EUA, ou muitos outros rivais da Rússia, tomarem medidas contra os seus servidores. Por outras palavras, a Rússia acha que está a ser proativa contra possíveis ameaças.

No entanto, pró-ativo ou não, este projeto de lei dá inevitavelmente às autoridades russas um imenso controlo sobre as atividades na Internet dos seus cidadãos.

Neste momento é muito cedo para se saber se este controlo será utilizado ou não para fins de censura. No entanto é sempre uma possibilidade que importa considerar.

O que acham disto? Acham que pode acontecer noutros países? Contem-nos tudo nos comentários.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também

Percebemos que usas bloqueador de anúncios. Mas são os anúncios que mantêm o site gratuito e atualizado todos os dias. 🙌

👉 Desativa o bloqueador só aqui na Leak.pt e apoia o nosso trabalho.

Prometemos não te chatear com pop-ups intrusivos. 💙