Rumores – Nova geração de Placas Gráficas AMD Radeon

A AMD tem estado fortíssima nos últimos tempos, e até já tem todo o seu planeamento traçado para os próximos anos! Bem… menos na parte das placas gráficas, que parece estar um pouco mais à deriva, nomeadamente o segmento de gaming.

Se tem estado atento aos mais recentes rumores, sabe que a empresa tem várias placas gráficas planeadas com o processo de fabrico de 7nm! No entanto, vão chegar primeiro ao mercado de servidores, o que nos deixa a pensar…

Quando é que vamos ter novas placas gráficas para jogos por parte da AMD?


Placas Gráficas AMD Radeon ‘Polaris 30’ no quarto trimestre de 2018

AMD Radeon Placas Gráficas

Vamos falar de três arquitecturas, começando pela AMD Polaris 30! Este GPU ainda não foi visto em qualquer planeamento, nem sequer foi mencionado pela empresa até agora.

Esta nova placa deverá ser a terceira iteração da linha ‘topo-de-gama’ Polaris que teve o seu primeiro lançamento com a Polaris 10 em 2016, seguida pela Polaris 20 em 2017. Estes GPUs devem usar o mais recente processo de fabrico de 12nm FinFET, oferecendo uma melhoria de performance na ordem dos 15% em relação aos GPUs Polaris 20.

Quanto ao facto desta arquitectura não constar em qualquer slide ou planeamento da AMD… Aconteceu exatamente o mesmo com Polaris 20!

Enquanto todos os olhos estavam no lançamento da Radeon RX Vega em 2017, a AMD lançou esta arquitectura para o mercado de média gama! Implementando algumas optimizações ao mesmo tempo que aumentou os clocks para oferecer um produto bastante competitivo no preço.


AMD 7nm Navi para mercado ‘budget’ primeiro, topo de gama com HBM2 mais tarde

AMD Radeon Placas Gráficas

Agora falando da Navi, a próxima geração que realmente deve ter um impacto real no mercado! Arquitectura que pelos vistos foi criada com a Playstation 5 em mente, por isso pode nunca vir a ser aquilo que o mercado de PCs anseia.

O rumor menciona que as primeiras placas gráficas Navi chegarão ao mercado entre 2018 e 2019. Com as primeiras placas baseadas no processo de 7nm pensadas para o segmento ‘budget’. As variantes topo de gama chegariam depois, usando memória HBM2.

O que acaba por ser bastante interessante, pois se os modelos topo de gama vão usar memória HBM2, então os outros modelos vão usar memória GDDR6, que já se encontra em fase de produção em massa pela Micron, SK Hynix e Samsung.

Placas essas que deverão substituir as actuais Polaris de uma vez por todas, o que acaba por explicar o facto da AMD tencionar lançar mais uma vaga destas, enquanto ganha tempo para o lançamento das Navi que deverão chegar bastante tarde.

O que sabemos:

  • A arquitectura Navi 10 vai ser a primeira a chegar, na segunda metade de 2019, ou no início de 2020! Com performance equiparável à actual Vega, mas muito mais eficiente devido ao processo de fabrico de 7nm.
  • Depois a arquitectura Navi 14 será lançada pouco tempo depois.
  • A arquitectura Nave 20 já irá contar com um GPU topo de gama de 7nm, chegando no ano de 2020 ou 2021.

AMD 7nm Vega 20 com 16 GB HBM2 no primeiro trimestre de 2019

Placas Gráficas AMD Radeon

O último detalhe mencionado é acerca de uma eventual Placa Gráfica Vega de 7nm para consumidores. Produto que ainda deverá estar em consideração pela empresa, e pode até nunca chegar a ser uma realidade! Estando dependente da disponibilidade e preço da memória HBM2.

A placa deverá usar todas as vantagens do processo de fabrico de 7nm, bem como frequências de relógio bastante mais altas. Por isso deverá ser bastante mais eficiente, ao mesmo tempo que também deverá contar com uma interface de 4096-bit.

Em vez dos 32GB de memória HBM2 que a variante para servidores possui… Esta versão deverá apenas conter 16GB devido ao custo da tecnologia! E também porque esta quantidade é mais que suficiente para jogos.

No entanto, é bastante provável que esta placa nunca chegue ao mercado como já dissemos em cima, pois chegaria demasiado cara ao mercado!

O que acabaria por ser mais um tiro no pé da AMD, ao tentar competir com a NVIDIA com uma oferta cara e pouco competitiva na performance.

Em suma, a AMD prometeu placas gráficas de 7nm para jogadores já no próximo ano! Agora se será baseada na arquitectura Vega ou Navi, temos de esperar para ver. Eu apostaria na Navi, visto que aparece nos planos oficiais da empresa.

Via