PS4 vs Xbox One

(Rumor) Será que a PS5 é mesmo mais poderosa que a nova Xbox? – Tanto a Sony como a Microsoft, estão a competir para dominar o mercado de consolas. Afinal de contas, ambas as empresas estão a desenvolver uma nova geração de consolas, que deverá ser o ‘hot spot’ do gaming, nos próximos 5/6 anos. (Isto, se o Streaming não disser um ‘olá’ até lá.)

Pois bem, como deve saber, a Microsoft revelou os primeiras detalhes acerca da sua Xbox Scarlett na E3 2019, e apesar da Sony não ter marcado presença no evento, também já sabemos muito acerca da sua nova PS5.



Uma das informações mais curiosas, e que já apareceu muitas vezes… É que a PS5 é mais poderosa que o Project Scarlett! Mas será isto realmente verdade?

O rumor vem de Andrew Reiner, o editor executivo do site ‘Game Informer’. Ou seja, vem de uma personalidade, com várias fontes e amigos dentro da indústria. O que acaba por dar um certo peso a este rumor.

a PS5 é

Fonte

Contudo, parece que ambas as consolas irão contar com Hardware muito similar!

Mas vamos tentar analisar o que já sabemos… A Microsoft afirmou que a sua nova Xbox será 4x mais rápida que a Xbox One X. Além disso, irá suportar 8K, 120 FPS e ainda Ray Tracing. Tudo graças ao SoC ‘Custom’ da AMD, que irá contar com um CPU Zen 2 e um GPU Navi.

Claro que em paralelo, vamos ter ainda memória GDDR6, que segundo a empresa, irá oferecer resoluções e FPS nunca antes vistos.

Similarmente, em relação à PS5, o Projecto Scarlett também irá contar com um SSD ‘custom’. Aliás, a Microsoft afirmou que criou uma nova geração de SSDs, para utilizar esta memória como RAM Virtual.

Xbox E3

Segundo a empresa, este SSD irá aumentar a performance em 40x, em comparação aos anteriores. Assim, irá cortar nos tempos de loading, e iremos deixar de experienciar texturas a aparecer do nada nos jogos.

Curiosamente, como mencionámos em cima, o hardware das duas consolas é muito similar, com a PS5 a ter 8 núcleos Zen 2, e também um GPU Radeon Navi com suporte a Ray Tracing.

Em paralelo, também temos memória GDDR6, bem como uma nova geração de SSDs, que deverá ser no fundo muito igual aquilo que a Microsoft diz ter desenvolvido.

Então… Parece que a grande diferença entre a Sony PlayStation 5 e a Xbox Scarlett, é o CPU! Com a Sony a confirmar os 8 núcleos Zen 2 de 7nm, e vários especialistas a dizer que a Microsoft não irá chegar a este número

Em suma, é ainda muito difícil de perceber qual é a consola mais poderosa. Mas a verdade, é que andamos a ouvir rumores e ‘leaks’ a apontar para o poder da PS5, há vários meses.

E por vezes… Onde há fumo, há fogo! No entanto, o poder nem sempre é sinal de vitória, ora veja o caso da PS3, que com o seu CPU Cell, era mais poderosa, mas acabou por perder a luta vs a Xbox 360.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.